quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

VINTE ANOS DE HISTÓRIA - Por Rodrigo Curty

Começa hoje a 21ª edição da Copa do Brasil. Considerado o Campeonato mais democrático do país, o torneio é o caminho mais curto para se chegar a Libertadores da América. Ao todo serão 64 equipes, lutando pela do torneio Sul-americano de 2010.

Esse ano, o torneio promete ser mais equilibrado, pois clubes como o Internacional que nesse ano completa 100 anos, equipes tradicionais como Flamengo, Vasco, Santos e Atlético MG, além do Corinthians que deseja estar na libertadores, no ano de seu centenário. É difícil arriscar um palpite.


Mas tentarei ajudar você leitor a arriscar o seu. De cara, informo que os maiores vencedores da competição não estarão no caminho. Casos de Grêmio e Cruzeiro que estão na Libertadores. O Flamengo, assim como o Corinthians buscam o Tri e se reforçaram para isso. O mesmo ocorre com o Vasco, que sabe que têm apenas essa chance no ano de chegar a Libertadores, uma vez que disputará a Série B. Galo, Santos, além de Atlético PR, Goiás e Botafogo lutam pelo título inédito.
O Campeonato no fundo é interessante, uma vez que faz com que o torcedor conheça equipes até então desconhecidas no cenário futebolístico. Nesse ano serão oito estreantes: Águia-PA, Guaratinguetá-SP, Holanda-AM, Itumbiara-GO, Ivinhema-MS, Misto-MS,Sorocaba-SP e Tocantins-TO.

Outra dúvida que fica no ar é se teremos novamente uma surpresa na decisão. Desde 2002 times como Brasiliense, Santo André e Paulista (que acabaram campeãs), Figueirense e Sport, o atual detentor do caneco, calaram os críticos. Mas nesse ano, eu arrisco uma final tradicional.

O motivo é simples. Estrelas como Ronaldo, Nilmar, Alex, Thiago Neves, Zé Roberto, Reinaldo, Kleber, Carlos Alberto, Diego Tardelli, entre outros, darão brilho ao torneio em equipes de maior porte.

Vale reforçar que o sistema mata-mata acontece desde a primeira rodada. As equipes que forem derrotadas em casa por dois gols de vantagem, não terão direito ao jogo de volta. Considerando o péssimo calendário e torneios paralelos à Copa do Brasil, apesar das condições precárias encontradas como estádio, gramado, estrutura de vestiário e pressão, é melhor não vacilar.

Então confira os jogos da primeira rodada:

Hoje:
J. Malucelli x Guarani
Flamengo-PI x Vasco
Misto-MS x Campinense
Icasa x Portuguesa
Tupi x Criciúma
Mixto-MT x Paraná
Sampaio Corrêa x Figueirense
Guaratinguetá x Caxias-RS
Americano x Santa Cruz
Holanda-AM x Coritiba
Rio Branco-AC x Santos
União-MT x Internacional
Desportiva x Fortaleza
Itabaiana x Atlético-MG
Nacional-PB x Fluminense

4ªfeira – 04/03
Central x Ceará
Barras x Remo
Serra x CSA
Sorocaba x Juventude
Tocantins x Atlético-PR
Águia x América-MG
Pot. de Mossoró x Bahia
Confiança x América-RN
Fast x ABC
Cristal x Brasiliense
Atl. Roraima x Goiás
Vilhena x Ponte Preta
ASA x Vitória
Itumbiara x Corinthians
Ivinhema x Flamengo
Moto Club x Náutico

5ªfeira– 05/03
Dom Pedro x Botafogo

7 comentários:

  1. Fala sério Guri!! Esse ano será do Inter. Aliás todos os títulos serão do Colorado.

    abraço e parabéns pelo blog,
    Sérgio Antunes

    ResponderExcluir
  2. É chato deixar de brigar por algo que já temos né? Libertadores 2009 será mais uma vez do tricolor do Morumbi..Tetra neles!!

    Alberto Cruz - Tricolor Independente

    ResponderExcluir
  3. São paulino é arrogante!!Mesmo não disputando a Copa do Brasil pelo fato de estarem na Libertadores dos últimos anos, qdo estão fora nem chegam perto...sou cruzeirense e sempre me lembro do gol do Giovanni rsrsrs. Vcs vão cai na fase de grupos na libertadores e começarão a entender que a sorte acaba um dia.

    Anderson

    ResponderExcluir
  4. A Copa do Brasil será de algum time do Rio. Apesar que a tabela é toda do Corinthians para variar. Inter tb entra na briga, mas na hora H, perde!!

    abraço,
    Rubens Soares

    ResponderExcluir
  5. Anderson, somos arrogantes e também convictos, pois somos Tri da Libertadores e Mundial. Copa do Brasil é para os fracos do futebol nacional.

    Um dia quem sabe o Cruzeiro não chega lá.

    Valdir Campos

    ResponderExcluir
  6. Esse ano será do Naútico, a zabra da competição. Assim o futebol de Pernambuco mostrará que tb é forte no cenário futebolístico.

    abraço,
    Antenor

    ResponderExcluir
  7. Grande Rodrigo e todo o pessoal do blog.
    Parabéns pelo trabalho. Está sensacional.

    Abs,

    João Agrela, tricolor paulista.

    ResponderExcluir