segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TUDO VERDE NO BRASILEIRÃO - Por Rodrigo Curty

A 26ª rodada do Brasileirão, da Série A foi eletrizante. Melhor para o Palmeiras que abriu ainda mais sua vantagem sobre o segundo colocado que nesse momento é o Goiás. Se na liderança é tudo verde, na parte de baixo da tabela, quem ainda reina é o Fluminense que voltou a vencer e ainda sonha em permanecer na elite do futebol em 2010.

No sábado, o Palmeiras chegou aos 50 pontos de forma dramática. A vitória sobre o Atlético PR foi sofrida, desgastante e com cara de campeão, afinal um bom time começa com um bom goleiro, nesse caso um ótimo. Marcos para variar salvou o alviverde no triunfo de 2x1. Será que Muricy se tornará tetracampeão seguido? Do jeito que vai, eu acredito.

E o Barueri. O caçula da competição perdeu mais uma.Dessa vez, na arena Barueri e de uma maneira desagradável. O Cruzeiro, muito prejudicado contra o Palmeiras, na quarta-feira foi beneficiado, e graças ao gol impedido de Gilberto e a não marcação de pênalti a favor dos paulistas conquistou três importantes pontos na tabela. E Djalma Beltrami!!

Agora as partidas de domingo. O Coritiba com uma apresentação brilhante de seu craque Marcelinho Paraíba, que perdeu pênalti, deu passe para o gol de Rômulo e deixou o seu, conseguiu derrotar o Náutico por 2x0 e respirar um pouco. Já o Timbu é vencer ou vencer o São Paulo na 4ªf.

Depois de onze partidas sem vencer, o Fluminense voltou a conquistar os três pontos no Brasileirão. A vitória foi dramática. 3x2 no bom time do Avaí que saiu na frente. Destaque para o goleiro Rafael que fez milagres. O tricolor segue na lanterna, mas ainda acredita que saia do G4 até o término do torneio. Será que dá?

O que não consigo entender é o Grêmio. O tricolor gaúcho vencia o Goiás por 1x0 e permitiu a virada do Esmeraldino que chegou a vice liderança com 45 pontos. É esperar para ver se o time de Hélio dos Anjos tem força para suportar a pressão nas próximas 12 rodadas.

No Morumbi, o clássico majestoso foi sensacional. O São Paulo começou melhor, depois o Corinthians equilibrou, e não teve jeito, com uma incrível ajuda de André Dias, ontem novamente capitão, já que Rogério Ceni sentiu o músculo da coxa, e seu substituto Bosco, Ronaldo abriu o placar. Daí para frente recuo, toque de bola e o tricolor atrás do empate. Quase veio com Hernanes que carimbou a trave, um impedimento mal assinalado em Dagoberto, depois também para Dentinho, enfim. Na segunda etapa, momento crucial da partida. Dentinho marcou, após a disputa entre Renato Silva e Ronaldo que o árbitro viu falta. Futebol é um esporte de contato, mas às vezes as interpretações se esquecem disso. Em seguido Ronaldo sem ritmo perdeu a chance de matar a partida, após erro grotesco de Richarlyson que se recuperou e salvou o São Paulo. Daí as mexidas de Ricardo Gomes surtem efeito. Washigton entrou no lugar de Borges e impedido decreta o empate que foi ruim para ambos. Mas o Timão manteve o jejum em dia. Agora são oito jogos sem saber o que é perder para o rival.

No Beira-Rio, os jogadores de Internacional e Flamengo bem que podiam usar sungas, pois a partida parecia mais um pólo aquático. Pior para ambos que sofreram tecnicamente e se distanciam dos líderes.

Na partida das seis e meia da noite, no Mineirão, o Atlético MG atropelou o Santos. O Peixe que vinha bem na zaga nas ultimas partidas acabou derrotado por 3x12, com dois gols de Diego Tardelli que servirá a Seleção Brasileira nas duas últimas partidas das eliminatórias para a Copa de 2010. Abre o olho Luxemburgo.

Outro que deve ficar esperto é Estevam Soares. O Botafogo mesmo no Engenhão foi atropelado pelo Vitória. 3x1 com direito a olé, gols perdidos e invasão dos torcedores. Isso sem falar do afastamento de Jonatas, após bate-boca com diretor de futebol. Contra o Emelec na 4ªf é voltar a vencer, caso contrário faltará paz para se manter na elite.

Já o Sport Recife venceu o Santo André e ainda sonha nessa manutenção em 2010. O jogo foi fraco, mas o que valeu foram os três pontos conquistados. O time do ABC, por sua vez, segue no G4 do mal e assusta os torcedores.

Essa semana tem Copa Sul-Americana, jogo isolado pela Série A, Série B e muito mais. Depois eu conto.

3 comentários:

  1. É impressionante como neste campeonato os paulistas são beneficiados. Ontem, no Morumbi, no caso a ajuda foi caseira. O São Paulo é ajudado não é de hoje, mas cá entre nós, futebol realmente é um esporte de contato.

    Abraço,
    Alberto

    ResponderExcluir
  2. Vejo o Palmeiras conquistando o caneco neste ano, mas todo calma é pouca, pois às vezes tropeça na hora errada e aí já viu.

    abraço,
    Jaime

    ResponderExcluir
  3. O Inter voltou a pecar e se complicou, mas ainda dá, o mesmo digo do meu Mengão. Ainda vai ocorrer muita coisa.

    Abraço,
    Alvaro

    ResponderExcluir