quarta-feira, 4 de maio de 2011

DIFERENÇA TÉCNICA - Por Rodrigo Curty

E o Brasil já garantiu um time nas quartas-de-final da Libertadores. Trata-se do Santos. O time de Vila Belmiro é outro pós Muricy Ramalho. Se anteriormente com Adílson Batista e Marcelo Martelotte, os torcedores não gostavam da postura da equipe, principalmente na parte defensiva, com o o atual campeão brasileiro a história é outra.

Para você ter uma ideia, a dupla de zaga santista formada por Durval e Edu Dracena, desde a chegada de Muricy já não é tão criticada. Nos oito jogos, contando com o de ontem contra o América-MEX , o Peixe levou apenas dois gols. É certo afirmar que os times comandados por Muricy são mais bem postados do que simplesmente defensivo. Cada jogador atua em sua função, ou seja, a zaga que antes muitas das vezes atuava na sobra, hoje joga mais posicionada. Assim, a lentidão dá lugar a qualidade de marcação. Isso sem falar do apoio que é dado pelos volantes ora Arouca, ora Danilo, e principalmente por Elano, arma fundamental para contra-ataques puxados por Neymar, e às vezes por Ganso.

A diferença técnica da equipe da Vila também foi sentida no gol. Bastante criticado, o goleiro Rafael parece ganhar a cada jogo mais confiança. Muricy é mestre nisso. No Fluminense, por exemplo, no ano passado bancou Ricardo Berna na reta final do Brasileirão, e o goleiro segue dono absoluto da 1 tricolor. Ontem Rafael brilhou no México. Em disputa com o atacante Reyna, foram pelo menos três excelentes defesas e vaga garantida.

Parabéns ao Santos pela evolução técnica. Mas é bom ter os pés no chão, pois o cansaço pode fazer toda a diferença nas finais do Paulista contra o Corinthians, e nas quartas da Libertadores, provavelmente contra o excelente Cruzeiro. Será que os "meninos da Vila" terão força pra suportar a sequência da maratona? Eu aposto que sim.

Até a próxima!!

6 comentários:

  1. Foi uma passagem de fase no sufoco. O time sofreu, mas valeu pela maturidade de suporttar pressão. Parabéns ao Peixe que deve passar pelo Corinthians e cair contra o Cruzeiro.

    abraço,
    Diego

    ResponderExcluir
  2. Rafael foi o cara do jogo, mas não é bom iludir. O Santos precisa de um camisa 1 pra dar segurança no Brasileiro.

    Rui

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Santos. Agora é torcer pelo Fluminense, Grêmio, Inter e Cruzeiro passarem também de fase.

    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Agora é pegar o Corinthians e dar um pau. Depois é pensar na Raposa.

    abs,
    Julio

    ResponderExcluir
  5. O Rafael cala as críticas como calou Felipe antes de se contundir.

    Força Peixe!

    abs,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. O peixe vai cair diante do Timão e do Cruzeiro, mas fará um bom brasileiro.

    Rodrigo

    ResponderExcluir