segunda-feira, 20 de junho de 2011

SOBERANIA OU INCOMPETÊNCIA - Por Rodrigo Curty

E o Brasileirão mal começou e já têm gente cravando o futuro campeão. Mas é bom não empolgar muito, pois nas edições anteriores, muitos que começaram bem decepcionaram e os desacreditados na chamada "reta final",surpreenderam. São Paulo, Palmeiras, Corinthians(com uma partida a menos) e Figueirense são os quatro primeiros colocados. Na zona da degola, o favorito Cruzeiro vai melhorar.

Hoje a liderança é do São Paulo. O tricolor que definitivamente é outro, após a eliminação vergonhosa da Copa do Brasil chegou a quinta vitória seguida. 100% de aproveitamento e um feito jamais conquistado por outra equipe na era dos pontos corridos. Soberania ou incompetência dos adversários? O certo é que finalmente Carpegianni mostra seu trabalho e Rivaldo segue fora. Quem tinha razão na queda de braço? O fato é que os meninos da base estão demais. Casemiro, Welligton, e Lucas, entre outros. Como a Seleção Brasileira desfalcará o tricolor neste mês de julho para o Mundial Sub 20 e Copa América, o elenco reduzido deve vir à tona e com ela a desconfiança. O Palmeiras mostra serviço mesmo aos trancos e barrancos, e com problemas internos, seja com Felipão, DIS e agentes, seja jogador que reclama com Tirone a falta de consideração. A torcida mesmo desconfiada, torce pra que dentro de campos as coisas continuem fluindo.

E por falar em desconfiança, no Rio de Janeiro, com exceção do Vasco, que apesar de ainda não decolar no nacional vai melhor que seus rivais. Empatado em oito pontos com o Botafogo, o cruzmaltino está em paz com o torcedor, uma vez que já se garantiu na Libertadores de 2012. A dupla Fla x Flu, que levantaram as duas últimas taças decepcionam a cada rodada. O primeiro segue invicto, mas não sabe o que é vencer a quatro rodadas e conta com um R10 desmotivado e preocupado mais com sua vida particular. O segundo não triunfa nem com Abel Braga no comando e sente a falta de um Conca e Fred mais ligados.

Em Minas, o Cruzeiro respira novos ares. Cuca não suportou a pressão de ter um elenco respeitado e considerado favorito ao título. Responsabilidade esta assumida agora por Joel Santana. O rival Atlético MG dá sinais de melhorias, mas tropeça muito em casa.

No Rio Grande do Sul, o Grêmio não consegue uma sequência de vitórias no Olímpico. Deste jeito, a chapa de Renato vai esquentar. A de Falcão, no Internacional segue o mesmo caminho. É aguardar as próximas rodadas.

Por fim, Avaí, Coritiba, Ceará, Atlético PR e América MG precisam abrir o olho logo.

Até a próxima!