segunda-feira, 11 de maio de 2009

O MELHOR DA 'ERA' DOS PONTOS CORRIDOS - Por Rodrigo Curty

O Campeonato Brasileiro 2009 começou com tudo. Pelo que tudo indica, a sétima edição no formato de pontos corridos deverá ser o melhor e o mais equilibrado. Os motivos são vários. Entre eles, as equipes estão mais bem preparadas, contam com mais jogadores experientes, equilíbrio técnico e com um plantel que suporte as próximas 37 rodadas.
De qualquer maneira é bom deixar claro uma coisa: Essa competição provavelmente terá uma outra cara a partir do meio do ano. Tudo porque a janela entrará em ação, com ou sem crise financeira. Mas enquanto ela não vem, o que vale é curtir alguns dos bons jogadores que aqui permanecem ou chegam.
A bola rolou para temporada no sábado. O Palmeiras misto conseguiu uma bela virada de 2x1 sobre o Coritiba, no Palestra Itália. Destaque para o bom camisa 10 Cleiton Xavier que entrou e mudou o jogo. A pedreira agora será pela Libertadores contra o Sport, mas amanhã eu conto, ok? Esse mesmo Sport que tropeçou na Ilha do Retiro. Empatou em 1x1 com o estreante Barueri, com direito a um gol espírita de Pedrão. Esse cara é uma das minhas apostas a artilharia. De olho nele. Na última partida do sábado, no estádio Ressacada, em Florianópolis, o Avaí deixou escapar a vitória sobre o Atlético MG. Vencia por 2x0, cedeu o empate e quase levou a virada. É bom o Leão da Ilha ficar esperto.
Nos jogos de domingo não teria como eu não começar com o golaço de Nilmar, do Internacional na vitória de 1x0 sobre o Corinthians, em pleno Pacaembú. Independente de poupar ou não a sua equipe, o torcedor do Timão deve ter ficado com saudade do craque colorado, apesar de ter o novo xodó Ronaldo que já deve atuar na segunda rodada e fazer estragos.
No Mineirão também teve um belo gol. Trata-se do excelente volante - atacante Ramires do Cruzeiro, na vitória de 2x0 sobre o Flamengo. Esse jogador, aliás, deverá ser um dos que arrumará as malas com a janela. Será uma pena. A Raposa com a vitória chegou a marca de 23 jogos sem perder em Minas. Assim como o Inter é para mim um dos favoritos ao caneco brasileiro.
Mas esse torneio sempre reserva surpresas. É aguardar!! Mas voltando - No Maracanã, mas uma vez deu tricolor carioca sobre o paulista. O Fluminense precisou de apenas 2' para decretar a vitória sobre o São Paulo. E com direito a mais um golaço, desta vez de Maurício. E se não fosse a boa atuação dos goleiros Bosco e Fernando Henrique, a rede balançaria mais, como na partida do Serra Dourada. Goiás e Naútico empataram em 3x3, com direito a dois gols do atacante esmeraldino Felipe, ex Timbú. Falam de Nilmar, Keirrison, Washington, Ronaldo, mas é bom ficar de olho também nesse bom jogador.
Na Arena da Baixada, o Atlético PR começou mal. Perdeu de 2x0 para o Vitória. O rubro- negro, do técnico Carpegianni quer ir longe esse ano, será que dá? Se usar bem o estádio Barradão e conseguir proezas como essa de ontem, por que não acreditar?
No Olímpico lotado, o Grêmio também tropeçou. Vencia o Santos por 1x0, mas quase no fim, com uma bela cobrança de falta do colombiano Molina deixou escapar os três pontos. Agora o foco do tricolor gaúcho é a Libertadores. E quem deve aparecer em breve por lá, é o técnico Paulo Autuori, vindo do Qatar. Bela contratação.
Por fim, o outro estreante no ano, o Santo André, mesmo no Bruno José Daniel, cedeu o empate ao Botafogo. O resultado de 1x1 só não foi pior graças ao goleiro Neneca e ao árbitro Wilson Souza de Mendonça, que já deveria ter se aposentado não marcar um penálti claro em Túlio Souza.
É, o campeonato promete ser equilibrado, quente e cheio de surpresas, mas uma coisa é certa: A arbitragem para variar vai dar o que falar novamente. A toorcida é para que esses seres humanos errem o mínimo possível, mas a técnica e preparação que vi na primeira rodada é algo para preocupar o torcedor brasileiro.
Atenção para os jogos da próxima rodada:
Sábado às 18:30h

Atlético-MG x Grêmio
Flamengo x Avaí

Coritiba x Santo André
Domingo às 16h
Internacional x Palmeiras
São Paulo x Atlético-PR
Santos x Goiás
Barueri x Fluminense
às 18h:30:
Botafogo x Corinthians
Vitória x Sport
Náutico x Cruzeiro
Boa sorte a todos e até mais!!