quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UM NOVO CAMPEONATO - Por Rodrigo Curty

E hoje a bola vai rolar na abertura do segundo turno do campeonato brasileiro, série A. Para muitos, o fato trata-se de um novo campeonato, já para outros o momento da afirmação e maturidade pra se manter na frente ou se recuperar na tabela.

O Corinthians deve ter ele mesmo como principal adversário neste turno. Tudo porque na primeira etapa quando terminou aos trancos e barrancos na frente, fez nada mais, nada menos que 93% dos pontos (28 dos 30 pontos possíveis). A questão é que é justamente esta nova sequencia que pode trazer mudanças no grupo. Para se ter uma ideia os cinco próximos adversários são: Grêmio, Coritiba, Flamengo, Fluminense e Santos. Não acredito que Tite caia hoje em caso de tropeço. A minha aposta é no empate.

Os times abaixo do Timão, por sua vez, não devem mais vacilar tanto neste turno. O Flamengo, por exemplo, rei dos empates começa a sua busca pelo caneco contra o Avaí fora. O elenco é bom, porém, a quantidade de desfalques pode fazer diferença na hora H. Cara de mais um empate hoje. O mesmo serve para o São Paulo. O tricolor encara o Fluminense e sabe que para chegar ao sétimo título nacional terá que voltar a ser forte em casa e manter a excelente média que o coloca como o visitante mais perigoso. O Vasco é bastante equilibrado, e pelo fato de já estar na Libertadores de 2011 pode se dar o luxo de arriscar ainda mais jogando fora. Hoje não é o caso, o Cruzmaltino, que assim como todos os times torce pela rápida recuperação de Ricardo Gomes recebe o Ceará e deve vencer.

Em relação aos postulantes ao título e G4, depois das equipes citadas acima estão o Botafogo e Palmeiras. O curioso é que ambos se enfrentam hoje. O Glorioso, ao meu ver é neste momento, o time que apresenta o melhor futebol. o Verdão tem a melhor defesa, mas vai precisar apostar em outros aspectos além da bola parada pra se manter entre os primeiros. Desfalcado deve perder hoje.

Perder também deve ser o destino do Internacional que recebe o Santos. O time da Vila sabe jogar bem no Beira-Rio. O Colorado não embala uma sequência de vitórias, por isso a desconfiança.

Na parte de baixo da tabela, o Atlético MG deve se manter na mesma, pois o Furacão aposta nas partidas em casa pra surpreender e subir na tabela. Hoje deve vencer. O mesmo serve para o Cruzeiro. Motivado pela vitória no clássico deve somar mais três pontos, uma vez que recebe o Figueirense, que vem abalado pela virada sofrida contra o Avaí.

Por fim, hoje o Coritiba visita o Atlético GO. O Dragão não para de vencer. Aposta em casa pra manter a ótima fase. É bom não deslumbrar.

Amanhã fecham a primeira rodada do returno, Bahia e América MG. Cara de empate.

Até a próxima.