quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UM NOVO CAMPEONATO - Por Rodrigo Curty

E hoje a bola vai rolar na abertura do segundo turno do campeonato brasileiro, série A. Para muitos, o fato trata-se de um novo campeonato, já para outros o momento da afirmação e maturidade pra se manter na frente ou se recuperar na tabela.

O Corinthians deve ter ele mesmo como principal adversário neste turno. Tudo porque na primeira etapa quando terminou aos trancos e barrancos na frente, fez nada mais, nada menos que 93% dos pontos (28 dos 30 pontos possíveis). A questão é que é justamente esta nova sequencia que pode trazer mudanças no grupo. Para se ter uma ideia os cinco próximos adversários são: Grêmio, Coritiba, Flamengo, Fluminense e Santos. Não acredito que Tite caia hoje em caso de tropeço. A minha aposta é no empate.

Os times abaixo do Timão, por sua vez, não devem mais vacilar tanto neste turno. O Flamengo, por exemplo, rei dos empates começa a sua busca pelo caneco contra o Avaí fora. O elenco é bom, porém, a quantidade de desfalques pode fazer diferença na hora H. Cara de mais um empate hoje. O mesmo serve para o São Paulo. O tricolor encara o Fluminense e sabe que para chegar ao sétimo título nacional terá que voltar a ser forte em casa e manter a excelente média que o coloca como o visitante mais perigoso. O Vasco é bastante equilibrado, e pelo fato de já estar na Libertadores de 2011 pode se dar o luxo de arriscar ainda mais jogando fora. Hoje não é o caso, o Cruzmaltino, que assim como todos os times torce pela rápida recuperação de Ricardo Gomes recebe o Ceará e deve vencer.

Em relação aos postulantes ao título e G4, depois das equipes citadas acima estão o Botafogo e Palmeiras. O curioso é que ambos se enfrentam hoje. O Glorioso, ao meu ver é neste momento, o time que apresenta o melhor futebol. o Verdão tem a melhor defesa, mas vai precisar apostar em outros aspectos além da bola parada pra se manter entre os primeiros. Desfalcado deve perder hoje.

Perder também deve ser o destino do Internacional que recebe o Santos. O time da Vila sabe jogar bem no Beira-Rio. O Colorado não embala uma sequência de vitórias, por isso a desconfiança.

Na parte de baixo da tabela, o Atlético MG deve se manter na mesma, pois o Furacão aposta nas partidas em casa pra surpreender e subir na tabela. Hoje deve vencer. O mesmo serve para o Cruzeiro. Motivado pela vitória no clássico deve somar mais três pontos, uma vez que recebe o Figueirense, que vem abalado pela virada sofrida contra o Avaí.

Por fim, hoje o Coritiba visita o Atlético GO. O Dragão não para de vencer. Aposta em casa pra manter a ótima fase. É bom não deslumbrar.

Amanhã fecham a primeira rodada do returno, Bahia e América MG. Cara de empate.

Até a próxima.

12 comentários:

  1. Hoje a liderança já muda de mão. Vai dar Flamengo no Avaí e empates de SP, Vasco e Corinthians.
    É só festa no Rio!!

    Claudio

    ResponderExcluir
  2. Sonha urubu! Pra variar vamos começar atropelando os adversários e seremos campeões com Tite!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  3. O meu Verdão vai ser campeão como foi os bambis. Levando pouco gols, marcando poucos e sem empolgar. O que interessa é a nona taça nacional.

    abs,
    Lucas

    ResponderExcluir
  4. Este turno será repleto de surpresas. Vejo uma evolução de Grêmio, Santos e Cruzeiro. Quedas de Corinthians e Vasco.
    Vamos aguardar!

    abs,
    Guilherme

    ResponderExcluir
  5. Flamengo neles, sem dó!! Este título é nosso, o segundo em três anos. Que renasça os anos 80.

    abraço,
    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Este turno será um haja coração danado. Aposto em alguém do RJ.

    abraço,
    André

    ResponderExcluir
  7. Gostei da análise. Aposto também no crescimento do Cruzeiro e do Santos, mas incluiria também o Inter. Hoje também penso que mude a liderança, mas para o meu São Paulo.

    abraço,
    Rafael

    ResponderExcluir
  8. Hojte tá com uma cara de zebras. Por exemplo. Vitórias de Santos, Fluminense e Grêmio. Será?

    Jair

    ResponderExcluir
  9. E desde quando derrotar o Corinthians é zebra. Respeito com os times do Sul Jair.

    abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  10. Zebra é ver o meu Palmeiras chegar entre os quatro primeiros. Fernadão já fez o seu papel, mas será que dá pra confiar? Haja sofrimento.

    Felipe

    ResponderExcluir
  11. Mas e os que cairão? Não acredito na salvação do Galo ou do Furacão.

    Hélio

    ResponderExcluir
  12. Rodada brilhante.
    Deu Vascão, como eu já esperava.
    Vá se cuidando, galera, pois o adversário agora é o Botafogo.
    Mas, até onde ele vai?

    ResponderExcluir