sábado, 2 de março de 2013

DESCANSO X ENTROSAMENTO - Por Rodrigo Curty

E hoje a bola rola pela primeira semifinal da Taça Guanabara, o primeiro turno do campeonato carioca. De um lado o Vasco da Gama, que não conquista o torneio desde 2003 tem a vantagem de jogar por empate, já que teve a melhor campanha no grupo A. O Cruz-maltino não conquista o torneio desde 2003, e já levantou esta taça em 11 oportunidades. Já o Fluminense triunfou em nove oportunidades no primeiro turno, sendo a última no ano passado contra o mesmo Vasco.
Neste ano a história é outra, enquanto o time de São Januário aos poucos desenvolve um padrão tático, entrosamento e busca cada vez mais a confiança de seu torcedor, principalmente pelo desmanche avassalador que o clube passou e pelas caras novas que a princípio vão dando conta do recado, do outro, o tricolor tem uma base consolidada, um banco forte e um entrosamento que pode fazer valer contra o cansaço deste início de temporada.
Sinceramente time por time, vejo o Fluminense mais forte, porém a vontade, o tempo livre apenas para treinamento e por ter menos responsabilidade e por jogar pelo empate, o Vasco pode avançar a mais uma decisão.
É aguardar para ver quem dos comandados de Gaúcho e Abel brilhará mais em cada posição. No gol a disputa será entre Cavalieri ou Alessandro, na zaga Dedê ou Gum, no meio Carlos Alberto ou Deco, e no ataque a dupla Bernardo, que cresce em decisões e Éder Luis contra o veloz Wellington e o melhor atacante do Brasil, Fred.
Faça a sua aposta. Desde que a nova fórmula do torneio foi implantada, ambas as equipes se enfrentaram em três semifinais de turno, todas deram empate com o Fluminense avançando em duas, graças a melhor performance nas penalidades(2005 e 2008), e perdeu em uma (2010). Então se o resultado se repetir hoje, é o time da Colina que avança para medir forças contra Flamengo ou Botafogo que medem forças amanhã.
Até a próxima!