quinta-feira, 11 de junho de 2015

CHILE EM BUSCA DA COPA AMÉRICA - Por Rodrigo Curty


E com um objetivo principal de apagar as manchas que surgiram na Conmebol no último mês, hoje a bola rola na estreia de mais uma Copa América, a de número 44. O Chile está em festa e esperançoso para finalmente ver o sua Seleção de futebol levantar o inédito título.
A tarefa não é nada fácil, mas apostar nos chilenos não seria um erro. O time é bastante equilibrado e conta com nomes importantes e rodados no mundo da bola. Sampaoli, destaque na última Copa do Mundo, segue no comando de um time que, entre outros conta com a técnica do goleiro De Bravo, a raça, muita das vezes exagerada de Vidal, a técnica e esperança de jogadas decisivas de Valdivia e a frieza e velocidade de Sánchez.
Os chilenos estão no Grupo A, junto com o adversário dessa noite, o Equador, México e Bolívia. A tendência é que não haja surpresas e até um primeiro lugar à vista. O problema será manter a empolgação, ansiedade e expectativa controlada a partir das 20h30, horário de Brasília, no lotado e vibrante Estádio Nacional de Santiago.
Do lado equatoriano, a missão é a mesma. Levantar o inédito título. Ambos e a Venezuela nunca levantaram a taça. O problema é que Gustavo Quinteros não terá importantes jogadores em ação. Antonio Valencia, Ayovi, Michael Arroyo e Felipe Caicedo. Mesmo que não admita, podemos esperar a equipe jogando por uma bola e na eficiência da ótima dupla de ataque formada por Enner Valencia e Bolaños.
Em relação ao torneio, nenhuma novidade no que diz respeito ao sistema de disputa. Serão 12 seleções que se dividem em três grupos de quatro, com os times jogando entre si dentro das chaves. Os dois melhores colocados e os dois melhores terceiros colocados avançam para as quartas de final. A partir daí qualquer erro será crucial, afinal passa adiante os vencedores do mata-mata.
O Brasil estreia no domingo contra o Peru. Com a magra vitória de ontem por 1x0 contra Honduras, Dunga e seus comandados chegaram a 10 vitórias em 10 jogos. Agora é aguardar para ver se o time vence quando se espera dele.
Até a próxima!