segunda-feira, 20 de julho de 2015

REFLEXOS DA 14ª RODADA - Por Rodrigo Curty


E a 14ª rodada do brasileirão, série A, para variar nos trouxe surpresas e um péssimo nível técnico. A quantidade de gols é algo a se preocupar, mas de volta às vacas magras, vale algumas considerações dos jogos.
No sábado, o Flamengo definitivamente provou ser outro com o ataque formado com Sheik e Guerrero. O time agora passou a ter referência na frente, mesmo necessitando urgente de um homem de criação. É aguardar para ver o time agora terá uma regularidade.
Corinthians e Atlético MG fizeram um belo duelo. O time da casa provou ser forte mesmo com as perdas importantes. É um time que se defende bem e dificilmente perde as oportunidades criadas. O Galo, por sua vez é mais equilibrado, porém para chegar ao título vai precisar melhorar no ato final, Lucas Pratto que o diga. Apesar de estar com a cabeça na Libertadores, e não poderia ser diferente, o Internacional aos poucos encontra novamente a fórmula que o colocou como um dos favoritos ao título em dezembro. A tendência é que melhore ainda mais, caindo ou não no torneio intercontinental.
Na rodada de domingo, o que se viu foi novamente o bela organização tática e futebol demonstrada pelo Sport Recife. O time pernambucano que vacila por empatar demais, em casa demonstrou mais uma vez a sua força. Representa e muito bem o Nordeste e com um ponto importante. Utiliza de muitos jogadores considerados “refugos” de outros clubes. Dessa vez, a vitória foi sobre o conturbado São Paulo, que definitivamente não controla seu emocional. Alguns jogadores estão à flor da pele, enquanto outros totalmente desinteressados. Fora isso, Osório ainda não se acostumou com os critérios brasileiros. A tendência é que o tricolor viva nessa gangorra até o final do torneio. É bem provável que foquem mais na busca da inédita Copa do Brasil. 
Já o rival Palmeiras é outro com Marcelo Oliveira. É bem verdade que o Verdão corre riscos atrás, mas o que é bonito de ver, é a vontade da equipe em vencer. Olho neles e no Santos que é uma equipe completamente perdida e desfigurada. O Peixe vai sofrer muito se não se recompor logo. Robinho era a referência.
O mesmo serve para o Vasco, que apesar da merecida vitória sobre o Fluminense sabe que ainda tem muito para fazer.  O tricolor, que poderia ter terminado na liderança precisa de cautela. É um bom time e surpreende pela quantidade boa de garotos, mas é ainda uma incógnita o que será com Ronaldinho Gaúcho.
O Atlético PR é um time a ser visto com atenção. Respira bem no torneio e pode comer pelas beiradas. A Ponte Preta caiu bastante de produção e se continuar bobeando, será questão de tempo para namorar a zona de degola, assim como o Figueirense. Cruzeiro, Avaí, Chapecoense não conseguem decolar. Na parte dos desesperados, o Joinville melhorou com Adílson Baptista, porém não consegue triunfar e sair da lanterna. O Coritiba é ruim tecnicamente e se não acordar logo, será difícil se manter na elite. O mesmo serve para o Goiás.
Faltam cinco jogos para o término do primeiro turno. Até lá podem anotar - teremos surpresas nas duas pontas da tabela e a continuidade da falta de gols.
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Uma coisa pode ser que venha para dar melhor desempenho aos nossos clubes de futebol: a FIFA vai mudar, ainda não vislumbro se para melhor - o que se espera, ou se para troca de atuais dirigentes.
    Os Estados Unidos, que pouco tem de futebol - mas que pratica com sua seleção, está dando o rumo de quem pode vir a ser responsável pela FIFA e fazer transição de organização séria de campeonatos de futebol.
    Daí, pressinto que as atuais direções de Confederações dos países que integram a FIFA, também tenham de mudar. No Brasil, não creio que o Del Nero fique. Se mudam as direções de cima, as Federações também terão de mudar, forçosamente; Elas mudando, os Clubes terão de mudar seus Dirigentes, levarem os Clubes a serem S.A., prestarem contas a seus torcedores, contratar outras redes de transmissão de jogos, etc.
    fazerem os clubes aumentar seus sócios torcedores, etc. Daí estaremos com chances de ter um bom futebol, bons campeonatos, etc. Como está, cada clube contratará seus Ronaldinhos ( com gosto velho de bola ), ou farão seus troca-trocas sulamericanos, asiáticos, etc.
    Torço para que surja uma reorganização da CBF e Clubes aqui no Brasil, para que continuemos a ter o prazer de torcer pelo nosso futebol. Caso contrário, não vejo como trazer torcedores para este esporte paixão. Estou de acordo que a rodada que se findou ontem, trouxe alguns bons espetáculos, mesmo com resultados magros.

    ResponderExcluir