segunda-feira, 12 de novembro de 2007

JOEL, O MERECEDOR!! por Rodrigo Curty

O que falar de Joel Natalino Santana, o homem da prancheta mágica? Campeão por todos os clubes do Rio de janeiro, o cara com jeito malandro, conversador, tranqüilo até certo ponto, folclórico pelas frases de efeito.

Ele é carioca, e como ele mesmo diz, carioca é assim como ele, alegre e fala as coisas naturalmente. Hoje sem dúvida Joel é um paizão do elenco rubro-negro.

Depois da última e inesquecível passagem do mestre Joel no rubro-negro em 2005 quando o time saiu da degola, o momento atual é outro. O Flamengo nas mãos do "prancheta mágica" tem números expressivos: Ao todo foram 24 jogos, com 14 vitórias, 4 empates e apenas 6 derrotas. O time marcou 35 gols e sofreu 26.

Quando Joel chegou o mengão tinha apenas 12 pontos e passava por momentos de apreensão. Muitos acreditavam que neste ano a segundona viria com certeza. Pois é, mas o Flamengo teve reforços importantes que poderiam fazer a diferença também nas mãos de Ney Franco, jogadores como Fábio Luciano e Ibson, por exemplo. Mas o Joel é a cara do rubro-negro.

Se já não bastasse o conhecimento que tem do clube, e apenas para variar, conta a cada jogo com a força que vem das arquibancadas. O 12º jogador faz a diferença. Dos 10 maiores públicos desse campeonato, o clube conta com o melhor público em 8. Na média são 36.842 pagantes. Para se ter idéia o Bi-campeão São Paulo leva em média 28.748.

A cada partida um show a parte do clube que faz da canção da vitória, o marco para arrancar pontos que podem garantir o mais querido na taça Libertadores de 2008. Quem imaginava isso? Faltam dois jogos é verdade, mas se tudo der certo, o torcedor do Mengão vai poder vibrar com o torneio sulamericano no ano que vem.

É vencer o Atlético Paranaense e carimbar a passagem. Mas e se não der? Sinceramente, o torcedor vai ficar chateado, mas também entender que um grande feito foi realizado na Gávea. Parabéns Joel e nação rubro-negra pela recuperação.

9 comentários:

  1. Você sabe que sou um tanto quanto leiga quando o assunto é futebol. Mas não posso negar o conteúdeo deste post. Mesmo sendo São Paulina, admiro e gosto muito do time rubro-negro, comandado pelo Joel.
    Parabéns pelo blog! Muito informativo e atualizado!
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. fala Rodigão, soube neste final de semana esse negócio do FRAMENGO, ter reservado a camisa número 12 para a torcida, mais times deveriam fazer isso, não sei se o flamengo é o primeiro ou se é o único, mas esta idéia é ótima e deveria ser copiada por todos, independente do time ter ou não uma torcida chjamada "camisa 12", até por que a diferença de se jogar com a torcida apoiando ou não, já é comprovada por técnicos e jogadores no mundo todo.
    Parabéns para o seu time, bela demonstração de carinho pela torcida!!

    Abraços,

    Renato.

    ResponderExcluir
  3. bonita também foi a dempontração de união dos torcedors italianos, "nada justifica o vandalismo" ok, mas não estavam brigando entre sí, só pela justa homenagem ao garoto morto por um polícial, lá teve uma rodada que foi cancelada quando um polícial morreu, nada mais justo que tbm cancelar esta, já que agora foi um torcedor que morreu por um tiro de um polícial. Seja despreparado, anseoso ou despropositadamente, mas o "tiro de advertência" dele, acertou a cabeça de um garoto de 26 anos que ia ver seu time jogar. achei lindo os torcedores de outros times aderirem e paralizarem seus jogos, como o do Milan que já tinha 10 min. de partida, os torcedores, desta vez, estão certos em quebrar tudo, mas sem agredir ninguem, belo exemplo de união o deles!

    Abraços,

    Renato

    ResponderExcluir
  4. Só um detalhe, Curty: comparar a média de torcida do Fla com a do São Paulo é covardia.

    Na história dos brasileiros o São Paulo FC é só o 9º time em média acumulada de público (sendo que 2 times que estão na frente não disputaram 1 campeonato de série A) e NUNCA foi líder de média de torcida em nenhum ano, mesmo sendo 5x campeão e o único 5x vice.

    Times como Vasco e Palmeiras tem estádios menores que o Morumbi já foram líderes e tem médias acumuladas maiores.

    Das maiores "bilheterias" do Morumbi o São Paulo entra depois de vários outros jogos de seus rivais, shows, cultos e etc.

    Gustavo Cavalheiro

    ResponderExcluir
  5. Rô!
    Parabéns pela matéria e pelo blog! Cada dia está melhor!!!! Desejo muita sorte para a equipe do Esporte Acontece! Só uma coisa... estou aqui torcendo para que este passaporte não saia, hein?
    E olha... não esquece de fazer um especial da Lusa na série A!!!!!! "Portuguesa, Portuguesa, nada vai nos separar. Somos todos, seus seguidores, para sempre eu vou te amar!!! E viva a Lusa!!!! (Fazer o quê, né? Já que o SP é penta, escolhi a Lusa como time para torcer até o final do ano!)

    ResponderExcluir
  6. joel é raça Fla e seremos vice...

    ResponderExcluir
  7. É tudo junto, mermão: Joelzin, torcida e garra rubro-negra.
    Um vez Flamengo, sempre Flamengo!
    Sempre leio aqui e hj, como uma das flamenguistas pioneiras em tua vida, deixo um post, de duplo parabéns: pelo Blog e pelo Mengãããããão ê ô...Mengão, ê ô!
    Beijos....um monte!

    ResponderExcluir
  8. so falo uma coisa...o JOEL merece muito mais ter o pé dele no memorial do Maracanã do q o Dunga!

    ResponderExcluir