quarta-feira, 14 de novembro de 2007

JUSTIÇA FEITA por Rodrigo Curty

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer, PARABÉNS!!!

No Brasil são muitos os clubes tradicionais que já passaram pela agonia de jogar a série B.

Torcedores que sofreram gozações de adversários, os times que agüentaram as pressões, aprenderam a se organizar, a criar um grupo, e claro tentar a volta para a elite do futebol brasileiro.

Muitos clubes tradicionais tiveram a dignidade de não topar uma possível “virada de mesa”, o que mostra que pelo menos no campo as coisas andam conforme o figurino. Cito por exemplo os já consagrados Palmeiras, Grêmio, Botafogo e Atlético MG.

No ano de 2008 é certa a participação de quatro clubes que passaram por isso, cada um em seu tempo. São eles:

Coritiba: O Coxa Branca, tradicional time da capital paranaense Curitiba, possui uma história de glórias. Em 1985 conseguiu um título brasileiro contra o Bangu no Maracanã lotado. O Coxa quer vôos mais altos em 2008, mas vai precisar mais do que um time obediente e um bom técnico.

O time que passou maus momentos nos últimos anos retorna a elite após cair em 2005. O trabalho realizado pelo então técnico da seleção feminina de futebol Rene Simões foi magnífico. O time fez da sua casa o Couto Pereira a força para retornar a série A. Foram 15 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota.


Ipatinga: Depois de bater na trave de 2002 a 2005, e conseguir o acesso à Série B em 2006, o Ipatinga será um dos clubes que vai disputar a Série A em 2008.



A campanha foi bem regular no início e teve grande recuperação principalmente no segundo turno. O time já é um dos destaques no cenário no futebol desde 2005 quando conquistou o campeonato mineiro. A campanha do Ipatinga até o momento foi de 18 vitórias, 7 empates e 10 derrotas. Pode dar trabalho no Ipatingão.


Portuguesa: O que falar da equipe da Lusa que buscou essa conquista de retornar a Série A desde 2002 quando caiu e despencou em todos os sentidos? A equipe do expert em recuperar times das divisões inferiores Vágner Benazzi retorna e espera permanecer por um bom tempo na elite. Faltam ainda duas rodadas, mas as 15 vitórias da Lusa foi o bastante.

O time deve ter reforços para o ano que vem, mas tem em seu elenco bons jogadores como Diogo, Leonardo e o goleiro artilheiro Thiago que nesse campeonato já marcou nove gols. A outra força vai estar nas arquibancadas ao canto de “Lusa nos te amamos”.

Vitória: 18 vitórias foi o que a equipe que sonhava retornar para Série A precisou. Com a experiência de Jackson e Sorato, o desempenho foi de uma equipe que teve altos e baixos, mas a justiça foi feita ao clube que sofreu desde sua queda em 2004.

O Vitória para se ter idéia disputou a Série C em 2006, e era tido como acabado para o Brasil. Diferente do Bahia, o time lutou e apesar das dificuldades que não são poucas deve dar trabalho em 2008. Um dos trunfos da equipe pode ser o seu estádio Manuel Barradas, o Barradão, mas ainda é pouco.

A justiça foi feita e com certeza as torcidas dos quatro times vão comemorar, chorar, vibrar e lotar os estádios em 2008. Fica aqui o desejo que esse exemplo, seja passado para as outras tantas que esperam o retorno e a manutenção na elite do futebol brasileiro.

Um comentário:

  1. Agora meu amigo luso, o Gallo pode falar de futebol com a gente de novo. Era chato ter um amigo "sem assunto" no grupo.

    Gustavo Cavalheiro

    ResponderExcluir