sábado, 8 de dezembro de 2007

DALE LANÚS!! - por Rodrigo Curty

Hoje vou escrever sobre um momento importantíssimo que rolou na terra dos nossos queridos Hermanos. O pedido foi do meu querido amigo, palmeirense e apaixonado também pelo futebol argentino, Emerson Prebianchi.

O time nascido em 03 de janeiro de 1915 na Argentina e de nome Clube Atlético Lanús conquistou um título inédito em sua história.

Mas antes de falarmos disso, vamos saber um pouco mais da história do Lanús?
O coração dos sulistas argentinos ganhava uma nova paixão no dia 07 de janeiro, quando se formou a primeira comissão diretora da entidade.

O objetivo dessa comissão era levar à população não só o futebol, mas também outros esportes como o tênis, croquet, tiro, natação, ginástica, esgrima, entre outros.

O início do profissionalismo do Lanús ocorre no mesmo ano em que a Argentina começou a praticar o esporte profissionalmente, em 1931.

Os primeiros anos não foram muito bons para o jovem clube do Sul, o Lanús. Em 1931, ocupou a 17ª colocação, em um campeonato que contava com 18 clubes. Nos anos seguintes ficou em 15º.

Em 1934 a recém formada “Associación Argentina de Football” decide diminuir a quantidade de times no torneio nacional, e as regiões tiveram então de unir seus clubes para formar um único time.

É aí que teve a junção da União Lanús com o C.A. Lanús e o Talleres de Escalada. No ano dessa união o time ficou em 12° lugar em um total de 14 clubes participantes.

O ano de sucesso do clube se dá no ano seguinte. Um de seus maiores ídolos, Ducca, começa a escrever seu nome na história do futebol de Lanús e da Argentina. O jogador defendeu a equipe sulista em 291 partidas oficiais, além de montar o meio-campo dos sonhos com Leon Strembel e o “Uruguaio” Carreras.

Na década de 50, por uma estranha decisão da AFA, o Clube Lanús é colocado para jogar na Primeira Divisão B, onde é consagrado campeão. É a época chamada de “Globetrotters” pelos torcedores do Lanús.

O Granate, como também é conhecido, se sagrou campeão do torneio Conmebol em 95/96, considerada como uma época de ouro. Mais o mais importante estava por vir.

No dia 02/12/2007 o Lanús se consagrou pela primeira vez na história como campeão argentino, após empatar com o todo poderoso Boca Jr, em plena La Bombonera, na última rodada do Torneio Apertura. Esse feito somente outras três equipes conseguiram realizar: River Plate,(42 e 55), Racing de Avellaneda(49) e o Newell’s Old Boys(91).

Vale lembrar também que na rodada anterior, o Gimnasia y Esgrima de La Plata levou uma goleada estrondosa (4x0), com um público presente do Lanús de 40.000 pessoas. O grande Emerson também esteve presente.

O Granate terminou a competição com 38 pontos, quatro a mais de outro que surpreendeu na competição, o time do Tigres. A equipe que subiu à primeira divisão argentina após se ausentar por 27 anos da elite.

A Campanha: Foram 19 jogos com 11 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas. O time comandado por Rámon Cabreiro também teve o ataque mais positivo da competição com 34 gols, sendo 15 feitos por José Sand.

Parabéns Lanús pelo inédito título, e também por mostrar que tudo é possível com trabalho, coletividade, vontade e atitude.
Uma equipe formada por jogadores jovens que com certeza vai buscar vôos mais altos.

DALE GRANATE CAMPEAO ARGENTINO 2007

Colaboraram pra matéria: Renato Loeb e Emerson Prebianchi

3 comentários:

  1. Valeu pela lembrança Rodrigão......
    Foi realmente muito legal poder ter participado dessa data histórica desse simpatico time argentino.
    abç

    ResponderExcluir
  2. é isso ai Rodrigão, Lanús campeão do torneio abertura!!! Dale Lanús!

    e o melhor é o boca em terceiro!! rsrsrsr

    abraços

    ResponderExcluir
  3. ABRAZO PARA EL AMIGO EMERSON CON QUIEN TENGO EL PLACER DE HABER COMPARTIDO TRIBUNA EN "LA FORTALEZA", SIEMPRE LLEVANDO LOS COLORES DE SU QUERIDO PALMEIRAS... QUE DIGO ABRAZO!!!... GRANA-ABRAZO!!!!

    ResponderExcluir