quinta-feira, 6 de março de 2008

UMA NOITE TRICOLOR - Por Rodrigo Curty

Uma noite de arrepiar!! Foi essa a sensação dos torcedores tricolores de São Paulo e do Rio de Janeiro, nas partidas de seus clubes pela Libertadores da América.

O tricolor carioca que há 23 anos não sabia o que era disputar o torneio retornou com tudo. Fez a festa dos seus torcedores que puderam ser chamados novamente de “pó–de–arroz”.

O Maracanã estava colorido, e em festa a cada jogada, a cada gol dos valentes jogadores que atropelaram o modesto, mas o último campeão da Copa Sul-Americana, o time argentino do Arsenal.

Foi uma partida histórica pelo fato do Fluminense voltar à competição e de ter a volta do pó-de-arroz, vetado desde 1999. A liberação fez com que pais e filhos delirassem com a nuvem branca formada no Mário Filho.

Destaque da partida para o artilheiro dos gols bonitos Dodô. Apesar de experiente, acredite, essa é a primeira Libertadores do jogador. Dodô foi o nome da partida, de seus pés saíram todas as jogadas dos gols dos companheiros do Fluminense.


Foi assim na falta sofrida e cobrada perfeitamente por Thiago Neves. No toque após bela jogada para o gol de Gabriel, na deixada para Washington, e também, claro, dois gols de sua autoria, sendo o segundo, um golaço. Cícero fechou o placar de sonoro 6x0.

Parabéns também ao técnico Renato Gaúcho que parece ter finalmente acertado o esquema de jogo para esse time que tem ainda muito para mostrar ao Brasil e à América do Sul. É aguardar pra ver.

Em relação ao outro tricolor, o do Morumbi, um jogo mais complicado e tenso. Muita cobrança e expectativa dos torcedores para que o time decolasse e voltasse a ter as exibições que o colocaram como o melhor do país em 2007.

O adversário, o time chileno do Audax Italiano, o mesmo que na edição passada do torneio complicou a vida e para muitos foi o responsável pelo cruzamento difícil do tricolor com o Grêmio nas oitavas, o que custou a eliminação precoce.

Assim como Dodô no Rio, o jogo em São Paulo também marcou a estréia de Adriano na competição. O “Imperador”, como quer ser chamado, por entender que fez por merecer o apelido, precisava então mostrar serviço.


Assim como os jogadores do São Paulo, Adriano lutou, correu, arriscou e levou os torcedores ao desespero nas boas e más jogadas do time.

O tempo passava e nada da bola entrar. Para apimentar ainda mais a partida, Rogério Ceni, fazia milagre no inicio do segundo tempo e Edér Luis, Borges e Cia, perdiam gols e mais gols.
Como a máxima vale para todos, quem não faz leva. No momento eram 15 chutes contra 5 do Audax. No 6º chute chileno, o gol do melhor jogador do time, o meia Villanueva.

Foi aí que o Morumbi ao invés de se calar, começou a empurrar a equipe cantando as tradicionais músicas e o hino do clube. Depois de mais alguns minutos de pressão, aos 25’, o zagueiro Rocco que cometera pênalti não marcado em Adriano, minutos antes, e que já tinha amarelo, foi expulso. Delírio no Morumbi e a certeza que as coisas poderiam mudar.

Começa a funcionar então a mão do treinador. Muricy mexeu imediatamente no time, colocou mais um atacante, o desejado pela torcida Aloísio, homem de 10 gols em Libertadores. Ao contrário do que pensavam, Chulapa entrou no lugar de Fábio Santos. Com praticamente quatro atacantes a pressão aumentou ainda mais na zaga chilena que não resistiu e levou dois gols de Adriano, o nome do jogo.


Agora fica a torcida para que o “Imperador” faça apenas o que os torcedores e a comissão técnica tricolor se espera dele, somente gols.

Parabéns aos tricolores e sorte aos outros brasileiros na Libertadores.

10 comentários:

  1. Curty, parabéns pelo blog. A cada dia gosto mais e mais das análises e textos blogados. Uma leituta gostosa e bem clara dos acontecimentos.

    Parabéns aos tricolores.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Rô querido!!!!
    Fico aqui do seu lado olhando você escrever com tanta paixão neste blog que fico até impressionada com a sua dedicação.
    Só para varir, o artigo está muito bom. Fui no jogo do SP ontem, sofri demais, mas valeu a pena, né? Está provado que a Libertadores é a competição do Tricolor, e ao que tudo indica, do Imperador Adriano também.
    Beijos e até o próximo jogo.

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto,aliás o blog.
    Parabéns!! Ontem a noite foi de galano Maraca e de tensão no Morumbi. Sorte ao Mengão hoje no Uruguai.

    Abraços,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Acredito que ambos os tricolores avancem na competição,mas o do Rio empolga mais nesse início.

    Rogerio

    ResponderExcluir
  5. Curty uma retificação:

    O muricy colocou 4 atacantes e DEPOIS o jogador do AUDAX foi expulso.


    Gustavo Cavalheiro

    ResponderExcluir
  6. Gustavo, o Aloisio entrou aos 27`, e Rocco foi expulso aos 26`, logo foi antes do SP ficar com 4 atacantes.

    Rodrigo Curty

    ResponderExcluir
  7. O tricolor vai em busca do tetra, podem apostar.


    abs,
    Carlos

    ResponderExcluir
  8. RODRIGÃO O TEXTO ESTÁ MUITO CONSISTENTE, DESCOBRI UMA NOVA FORMA DE ME ATUALIZAR NO MUNDO DO ESPORTE, ESPECIALMENTE FUTEBOL. ALÉM DE TER UMA ANÁLISE LANCE A LANCE. PARA B´NES PELO BLOG
    ABRAÇOS SILVIO

    ResponderExcluir
  9. Gugu estou entrando todos os dias no seu blog e agora só entra na espn brasil pelas enquetes.Gosto muito dos seus comentários a respeito do fluminense esperva um 2x1 arsenal mas com uma grande atuação do Thiago Neves, Washington, do Conca e principalmente do Dodô, achei maravilhoso o gol do Dodô e temos que ressaltar o cruzamento do Thiago Neves. O fluminense tem uma força ofensiva fora do comum, um time que conta com um jogador como o Cícero no banco de suplentes, não pode ser menospresado.Enquanto ao meu tricolor do "Moruntri" achei que fez um jogo bem fraco mas o importante é que ganhou, gostei do Zé Luis, Aloísio e pelos últimos 20 minutos do Hernanes, acho que o Audax perdeu mais pela substituição do Villanueva pelo Cerda, do que a expulsão do Rocco. Peço que escreva mais sobre a Fórmula-1.
    Abraços,
    GA

    ResponderExcluir
  10. O filme do SPFC na Libertadores: "A espera de um milagre". No entanto, estaremos lá apaixonadas por essa competição que ensinamos o Brasil inteiro a gostar. Vamo SP, Vamo SP, Vamo ser campeao !!

    ResponderExcluir