sexta-feira, 11 de abril de 2008

BALANÇO SEMANAL - Por Rodrigo Curty

O EA! Trás prá você leitor, um balanço da semana nos esportes pelo mundo afora.

Aqui no Brasil, no eixo Rio x SP, no assunto futebol, os clubes tiveram momentos diferentes.

O Palmeiras, por exemplo, treinou a semana inteira para a partida desse próximo domingo contra o São Paulo, pela primeira semifinal do Paulistão. Luxemburgo fez até treino secreto, mas o que não conseguiu esconder é o trabalho realizado com os jogadores, como melhorar a marcação, os cuidados com as bolas cruzadas na área e bolas paradas, pontos fortes do tricolor.

O rival do Palmeiras, vive um momento ruim. Problemas internos, elenco reduzido, contusões, e se não bastasse a derrota para o Audax Italiano, do Chile, acendeu o sinal de alerta no Morumbi. De qualquer forma, alguém teria coragem de duvidar que o São Paulo possa ressurgir da escuridão e voltar a encantar? Não podemos esquecer que o clube normalmente cresce nos momentos inesperados.

O Timão apresentou seu novo camisa 10, trata-se de Douglas. Mas convenhamos que ainda é pouco para o time ser o melhor da Série B. Talvez a eliminação para as semifinais no Paulistão, foi uma boa para o clube entender que as coisas precisam mudar, para não se repetir o terrível ano de 2007. E as pichações já começaram, Lulinha e Acosta na berlinda.

O Santos está bem próximo das oitavas-de-final da taça Libertadores da América. Mesmo com a derrota para o Chivas, uma vitória contra o Cúcuta, da Colômbia, na Vila Belmiro, local onde em 12 jogos, o clube sofreu apenas uma derrota e venceu nove, deve acontecer.

Amanhã começam as semifinais do Paulista, Ponte Preta e Guaratinguetá se enfrentam, em busca de uma das vagas para a final. O objetivo é conquistar o título inédito.

No Rio, a preparação para as semifinais também já esquentou. Amanhã Fluminense e Vasco duelam em busca da primeira vaga para a grande final. O Tricolor tem o problema com o ataque, mas acredito que Washington deve entrar. No Vasco, Moraes retorna a equipe e sabe que de seus pés pode sair à vitória. Jogo duro e tradicional. Apesar do Flu está em uma fase melhor, mesmo com a primeira derrota na Libertadores...já estava classificado.

No outro clássico, Fla e Bota relembram a final da taça Guanabara. Dessa vez, acredito que com menos agressão, provocações e mais jogo para a torcida. O Bota conseguiu na semana a classificação para as oitavas da Copa do Brasil, já o rubro-negro, uma grande vitória na altitude de Cuzco e a classificação antecipada na Libertadores da América. Promessa de jogão.

Os jogos das oitavas da Copa do Brasil já foram definidos, anote aí:

Jogos de ida
Quarta, 16/04
20h30m - São Caetano x Atlético-GO - Bruno Daniel (Santo André)
21h50m - Goiás x Corinthians - Serra Dourada (Goiânia)
21h50m - Portuguesa x Botafogo - Canindé (São Paulo)
21h50m - Paraná x Internacional - Durival de Brito (Curitiba)
Quinta, 17/04
21h30m - Vasco x Criciúma - São Januário (Rio de Janeiro)
Quarta, 23/04
15h15m - Corinthians-AL x Juventude - Nelson Feijó (Maceió)
21h50m - Náutico x Atlético-MG - Aflitos (Recife)
Quinta, 24/04
21h30m - Palmeiras x Sport - Palestra Itália (São Paulo)
Jogos de volta
Quarta, 23/04
21h50m - Internacional x Paraná - Beira-Rio (Porto Alrgre)
21h50m - Criciúma x Vasco - Heriberto Hulse (Criciúma)
Quinta, 24/04
19h30m - Botafogo x Portuguesa - Engenhão (Rio de Janeiro)
Quarta, 30/04
20h30m - Atlético-GO x São Caetano - Serra Dourada (Goiânia)
20h30m - Juventude x Corinthians-AL - a decidir (Caxias do Sul)
21h50m - Corinthians x Goiás - Morumbi (São Paulo)
21h50m - Atlético-MG x Náutico - a decidir
21h50m - Sport x Palmeiras - Ilha do Retiro (Recife)

Nessa semana também conhecemos os times que se enfrentam na Champions League 2008.

Teremos o grande clássico entre Liverpool e Chelsea e o Manchester encarando o Barcelona. Haja emoção e torcida para os brasileiros que querem chegar no final do ano, para a disputa da Toyota Cup.

Basquete:

O Flamengo conseguiu eliminar o forte Boca Juniores e agora disputará a final da Liga Sulamericana contra outro argentino, o Regatas. É emoção garantida e torcida, pelo basquete brasileiro que precisa voltar a ser destaque no mundo.

Domingo, Interlagos será o palco para o inicio da Stock Car. Hoje o brasileiro Cacá Bueno foi o melhor no somatório dos dois treinos livres.
O carioca da RC fez sua volta mais rápida em 1m40s137 e ficou em primeiro na sessão vespertina. Ele colocou 0s579 em Ricardo Maurício, da WA Mattheis, o segundo colocado do dia. Com o terceiro tempo, ficou Hoover Orsi, da RBR, seguido por Nonô Figueiredo, da Pamplona's. Allam Khodair, da Boettger, foi o quinto, e Popó Bueno, da Hot Car, o sexto.

O brasileiro Giuliano Losacco, da JF, bicampeão da categoria em 2004 e 2005, foi a decepção do dia. A má fase parece não acabar e ele ficou com a última posição. Luciano Burti, da Action Power, também foi muito mal e ficou com a penúltima colocação.

Para finalizar, os jogos Olímpicos de Pequim, começam daqui a quatro meses. E a tocha?
Bem a tocha olímpica correu, nesta sexta-feira, as ruas de Buenos Aires em sua única escala latinoamericana.

Antes da sua chegada, manifestantes protestaram a favor dos direitos humanos e da libertação do Tibete. No entanto, durante o percurso, a tranqüilidade marcou a passagem da chama, diferente de Londres e França, por exemplo.

Mas não foi tão simples assim, apreensivos com uma possível rebelião, a organização da tocha e o governo argentino optaram por percorrer apenas 14 quilômetros, sete a menos que o trajeto habitual feito nos outros países. Na ruas, quase seis mil homens estiveram atentos à segurança. Essa Olimpíada ainda vai dar o que falar!!

Um abraço e até um próximo Post.

Um comentário:

  1. Esse blog é demais!! Dá gosto ler e escrever nele.
    abs
    RVC

    ResponderExcluir