segunda-feira, 26 de maio de 2008

O MELHOR ATAQUE É A DEFESA - Por Rodrigo Curty

A terceira rodada do Brasileirão da Série A, assim como as duas anteriores, ficou longe das expectativas dos torcedores. Confira os resultados.

Flamengo 2 x 1 Inter
Grêmio 2 x 0 Náutico
Vitória 4 x 0 Figueirense
Cruzeiro 4 x 0 Santos
São Paulo 1 x 1 Coritiba
Sport 2 x 1 Fluminense
Goiás 1 x 1 Ipatinga
Portuguesa 1 x 1 Palmeiras
Atlético PR 1 x 1 Atlético MG
Botafogo 1 x 1 Vasco

Perceba-se que dos dez jogos do final de semana, cinco terminaram na contagem de 1x1. Se não fosse pela goleada do Cruzeiro e do Vitória, a média seria bem abaixo dos últimos anos. A cada rodada, o número de gols vem diminuindo, mas por quê?

Uma das respostas pode ser a falta de grandes atacantes no mercado e a melhora do setor defensivo dos principais clubes. Ano passado, o São Paulo demonstrou como uma defesa forte pode fazer a diferença para se chegar a glória.

Tudo leva a crer que esse campeonato de 2008 será bem equilibrado na ponta de cima da tabela. São pelo menos cinco times considerados favoritos para levar o título. Cruzeiro, Fluminense, Flamengo, Palmeiras e Inter RS. Alguns podem questionar a não inclusão do São Paulo, atual bicampeão ou até mesmo do Santos, Botafogo e Grêmio. Porém, se tem um time que merece destaque e deve surpreender nessa temporada, esse time chama-se Sport. Qual a razão disso?

A explicação talvez seja que o formato de pontos corridos nos mostra a cada ano, que um time para se manter a frente, deve-se antes de ter um grande time, ter um elenco? O tricolor paulista, por exemplo, está com elenco reduzido e deve perder no meio do ano, peças importantes como Miranda, Hernanes, sem falar do Imperador Adriano. Por isso, se não se reforçar e aumentar o plantel deve ser apenas um coadjuvante nessa temporada. Vale reforçar que o comandante Muricy Ramalho também deve ser liberado em breve.

Apesar de terem se passado apenas três rodadas, arrisco dizer que clubes como Ipatinga, Goiás, Figueirense, os dois Atléticos e a Portuguesa, devem lutar para não cair. Vamos aguardar.

E por falar em Série B, o Corinthians segue 100%. Três jogos, três vitórias. Quarta-feira agora é dia de decisão contra o Botafogo, no Morumbi. O objetivo é o de chegar as finais da Copa do Brasil, e assim garantir uma das vagas da Libertadores de 2009. Alguém dúvida?

Até amanhã!!


4 comentários:

  1. Concordo com a análise feita. Muitos times grandes estão mal esse ano, mas mesmo assim SP, Santos, Vasco não devem cair, mas também não lutarão pelo caneco.

    Abs e parabéns pelo blog,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o Palmeiras e SP serão fogo de palha. Concordo que a surpresa pode ser o Sport. O favorito ao título se não tiver perdas por causa da janela será o Cruzeiro, Flamengo ou Fluminense.

    Jaime

    ResponderExcluir
  3. O SP e o Flu vão subir na tabela. Os que estão em cima serão cavalos paraguaios.

    Renan

    ResponderExcluir
  4. Vai dar Mengão galera...é obrigação.
    Rubens

    ResponderExcluir