terça-feira, 17 de junho de 2008

Tudo Ao Mesmo Tempo Agora - por Diego Senra

Bom pessoal, como temos muitos assuntos interessantes que aconteceram e estão acontecendo no mundo da gasolina, vamos fazer uma coluna-metralhadora com varias notas pra deixar vocês atualizados. Vamos lá:

- Nesse último fim de semana, aconteceu em Brasília a 3ª rodada da GT3 Brasil, com domínio total do Ford GT, através das vitórias das duplas Walter Salles/Ricardo Rosset e Xandy Negrão/Andreas Mattheis, que se mantém na liderança do campeonato. Destaque para a dupla Salles/Rosset que literalmente fundiu o motor do seu carro na luta para se manter na liderança da primeira bateria.

- Junto com a GT3, rolaram duas provas da Fórmula 3 Sul-americana protagonizadas pelo paulista Pedro Nunes, que gabaritou o fim de semana com pole/vitória/volta mais rápida nas duas baterias. Também marcaram presença os executivos da italiana Dallara, empresa responsável pelos chassi/carrocerias da categoria, que pretende conduzir uma renovação dos monopostos, já que o regulamento atual obriga o uso de modelos 2001 (para reduzir custos) e foram comprados usados das equipes da F-3 Inglesa. Mas isso é uma longa história, que eu conto depois.
- Durante a semana, foram realizados os testes livres da F-1 no circuito em Barcelona, Espanha. No terceiro dia de testes, Nelsinho Piquet foi o mais rápido, demonstrando que se sente mais confortável em circuitos europeus, por conta das duas temporadas na GP2, e a crescente evolução no carro da Renault, que aprovou novo projeto de suspensão traseira no Canadá e vem com um novo mapeamento eletrônico de motor para a corrida da França, o que deve trazer um ganho de 2 décimos de segundo por volta.

- Com o início da perna européia da Fórmula 1 nesse fim de semana na França, a categoria entra em sua fase mais acirrada, pois as equipes se sentem “em casa” e os pilotos correm em circuitos que conhecem bem e andam muito próximos. Um lembrete: foi lá, no ano passado, que Kimi Raikkonen começou sua arrancada rumo ao título, ganhando na França e na Inglaterra na seqüência, colando nos lideres.

- De acordo com o instituto Deloitte Sport Business e o anuário financeiro Formula Money, um Grande Prêmio de Fórmula 1 é o evento esportivo individual mais lucrativo do mundo gerando cerca de 230 Milhões de dólares por prova, somando-se patrocínios, hospitalidade, os gastos das equipes e dos circuitos e a comercialização de ingressos. O evento supera em quase 10 vezes o próximo na lista, uma partida da NFL americana. Pela quantidade de eventos na temporada, a NFL é o campeonato mais rentável de todos.

- A Stock Car chega em Santa Cruz do Sul/RS para mais uma etapa e dá mostras de sua popularidade e força comercial em todo o país. Desde a semana passada, os ingressos de Paddock, mais caros e com toda a mordomia, já estão esgotados. Os demais ingressos devem se esgotar durante a semana, como tem sido na maioria das praças onde passa. Muito competitiva, a categoria gera interesse dos espectadores mesmo sendo transmitida ao vivo pela TV e traz retorno direto para patrocinadores e investidores.

E como nem tudo é perfeito
- Conforme eu já vinha comentando aqui na coluna, parece que não deve ser confirmada pela CBA qual foi a substância flagrada no exame antidoping do piloto Paulo Salustiano, da Copa Vicar (Stock Light). Tanto a CBA como a Vicar (organizadora da Stock) consideram o assunto encerrado e arquivado, em revelia ao regulamento antidopagem da FIA, que claramente exige que, em seu devido prazo, seja divulgada publicamente a natureza da substância da infração. A assessoria do piloto se adiantou para atestar o uso de Finasterida (usada no tratamento para calvície) e abriu mão da contra-prova, mas oficialmente ninguém confirma ou nega a substância. Nesse caso, acredito que a transparência é fundamental para preservar todas as partes envolvidas, principalmente o piloto, que é jovem e tem muito talento. Quero muito pensar que o piloto Renato Russo exagerou em suas acusações, sobre pilotos drogados ou bêbados, mas esse episódio deixa todo mundo com a pulga atrás da orelha.

Aposta da semana
Acertei o carro vencedor da GT3 na semana passada, mas errei feio com o Corinthians na Copa do Brasil. É a prova que entendo um pouco de corrida e quase nada de futebol. Em Magny-Cours, deve dar Kimi Raikkonen, com pole e tudo. Massa em segundo e Kubica em terceiro. Atenção no Nelsinho, que tem que começar a mostrar serviço.

Diego Senra escreve toda terça-feira sobre automobilismo para o EA! Leia, comente e participe!

5 comentários:

  1. Diego,
    você acredita que a BMW pode vencer mais corridas neste ano?

    João Carlos - Poá

    ResponderExcluir
  2. Não deu pro Corinthians, mas o Esprte Acontece! tem orgulho de contar com um colunista sempre atualizado e muito bem informado como você!

    Parabéns Diegão!!!

    GUZ

    ResponderExcluir
  3. João Carlos, tudo bem?

    Sim, acredito...A McLaren e a BMW tem chances similares em pistas que exijam mais do equilibrio de chassi...Penso que na ultima perna da temporada, podemos ter mais surpresas agradaveis com Kubica, que mostra ser um piloto mais consistente e confiável que Heidfeld, Kovalainen e Hamilton.

    Grande Abraço e Obrigado pelo prestígio.

    Diego Senra

    ResponderExcluir
  4. Vai dar Ferrari nas etapas da Europa. Diego, será que rola de termos o Massa campeão?

    abs e valeu pelo texto,
    RVC

    ResponderExcluir
  5. RVC, tudo bem?

    Olha, chances existem e são boas.
    Vamos ter que esperar essa fase européia do campeonato passar para sabermos quais são suas reais chances. Ano passado o Raikkonen passou muito forte essa perna e chegou no ultimo terço do campeonato embalado e com o apoio da Ferrari.
    Vamos aguardar.

    Um abraço e muito obrigado pela visita.

    Diego Senra

    ResponderExcluir