segunda-feira, 11 de agosto de 2008

NINGUÉM SEGURA O GRÊMIO - Por Rodrigo Curty

A última rodada do Brasileirão, da Série A foi de arrepiar. Muitos times lutando para ficar entre os quatro melhores e se aproximar do Grêmio, e outros para fugir da zona de rebaixamento.

O destaque da rodada foi o tricolor gaúcho. O time fechou o turno com muita categoria - Foi o melhor ataque, teve a melhor defesa e foi o único clube a vencer fora de casa na rodada.

Vamos aos jogos:

Sábado, o Atlético MG não resistiu e acabou goleado pelo Grêmio por 4x0, em pleno Mineirão. O Galo precisa abrir o olho. Já o time comandado pelo surpreendente Celso Roth abriu cinco pontos do segundo colocado e está a seis rodadas na liderança. Com a conquista do 1º turno é aguardar para ver se leva o caneco. Desde 2003, ano que se deu início, ao Campeonato de pontos corridos, quem venceu a 1ª parte da competição terminou como campeão.

O Flamengo mesmo desfigurado voltou a vencer uma partida após sete rodadas. O resultado de 1x0, gol de Jaíton, trouxe um pouco da paz que havia sumido da Gávea. Basta saber se o time embalará novamente. Sem reforços será difícil. Difícil também é a situação do Furacão que segue próximo da segundona.

Quem espera embalar na segunda parte do torneio é o São Paulo. O tricolor sofreu, mas derrotou o Goiás por 2x1, no Morumbi. O time de Muricy precisa de regularidade também fora de seus domínios. O primeiro objetivo foi conquistado. O time segue dentro do G4. Já o Goiás segue regular.

No domingo, o Coxa Branca voltou a jogar bem. A vitória de 3x0 sobre o Sport deixou o elenco de Dorival Jr na sexta colocação. Seria o Coritiba a surpresa da competição? O Sport que já está na Libertadores 2009 segue sem riscos.

Assim como o Coxa, o Vitória segue surpreendendo. Ontem goleou o Vasco por 5x0. Devolveu a goleada de 28 anos atrás. Em 80, o então presidente cruzmaltino marcou três na goleada. Wagner Mancini faz um ótimo trabalho. Pelo Vasco, a zaga é fraca e o time não se acerta de jeito nenhum. Mesmo entre os quatro piores, talvez se salve pela incompetência dos outros. Vamos aguardar.

Outro time lusitano, a Portuguesa derrotou com classe o belo time do Cruzeiro que sentiu a ausência de Guilherme. O Canindé deve salvar o time da Série B, será? Jonas vem resolvendo o ataque para Spinoza, mas é pouco.
O Botafogo depois de 6 anos voltou a vencer o Palmeiras. Ney Franco arrumou mesmo a equipe alvinegra. A recuperação nas últimas rodadas foi fantástica. Pelo lado verde, a expectativa é que na segunda parte do torneio, seja forte também fora de casa.

O Inter tropeçou novamente em casa. Na estréia de Daniel Carvalho, o Colorado não passou de um empate de 1x1 contra o Figueirense. Vai ficando cada vez mais difícil alcançar os líderes. Já o Figueira se mantém na zona de Sulamericana.

Nos dois jogos dos desesperados, os grandes Santos e Fluminense perderam mais uma. O Peixe não resistiu e perdeu por 1x0 para o Náutico que reencontrava Roberto Cavalo. É saber se agora o time recupera a química que deu certo nas primeiras rodadas. O Santos que segue desanimado e não se reencontra de forma alguma deve se recuperar no segundo turno.

O mesmo deverá ocorrer com o Fluminense que acabou derrotado por 2x1 de virada para o lanterna do primeiro turno Ipatinga. O tricolor perdeu a partida em 2 minutos. Resultado que demitiu o técnico Renato Gaúcho. Cuca é o nome mais cotado para assumir o clube. O Ipatinga acredita no Ipatingão para reagir no 2º turno.

No final de semana que vem a bola rola para as últimas 19 rodadas.

Torça com paz e muita sorte aos participantes.

4 comentários:

  1. Parabéns ao Grêmio!! O time está com pinta de campeão, mas não pode se achar.

    A briga pelas outras 3 vagas da libertadores promete ser fantástica. Não me surpreenderia se pintar uma surpresa.

    abraço,
    Jaime

    ResponderExcluir
  2. Acredito que Vitória ou Coritiba possam chegar a Libertadores, mas Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Cruzeiro e Inter devem melhorar.

    Rui

    ResponderExcluir
  3. Será que o Grêmio vai aguentar até o fim? Acredito em novas surpresas no 2º turno.

    Raquel

    ResponderExcluir
  4. Acredito que único tricolor que vai dançar é o Flu, mas concordo que outros times podem salvar os tradicionais.

    abraço,

    Claúdio

    ResponderExcluir