terça-feira, 2 de setembro de 2008

PRIMEIRA VITÓRIA ESCOLHIDA A DEDO - Por Diego Senra

Com tantas corridas disputadas na StockCar em sua carreira, o paraibano Valdeno Britto não poderia ter escolhido prova melhor para vencer do que a primeira Corrida do Milhão da história do automobilismo nacional.

Depois de liderar o fim de semana todo em Jacarépagua, fazendo a pole-position e pontear por 41 voltas, Cacá Bueno foi traído pela elétrica do seu carro e deu adeus à 1 milhão de Dólares, abrindo caminho para o piloto da Paraíba levar o anel da vitória pra casa.
Em suas declarações, o chefe de equipe Andreas Mattheis ressaltou que a vitória vinha coroar um trabalho de mais de 75 dias de preparação para essa prova específica, que envolvia 2 reabastecimentos e uma troca de pneus. Para tanto, treinou exaustivamente o trabalho de equipe nos boxes, chegando até a mandar a equipe dele pra academia, buscando um preparo melhor dos mecânicos, que se traduziram em segundos preciosos na pista.

Além de Valdeno, a prova teve outra estrela: Marcos Gomes. O filho mais novo do Paulão Gomes largou em 18o. e, com uma pilotagem muito agressiva e uma ótima estratégia, chegou em terceiro, assumindo a liderança do campeonato já que o seu concorrente direto, Ricardo Maurício, não pontuou.

Em uma prova com maior duração do que o normal, o desempenho de pit-stops e a confiabilidade do carro deram o tom. E mesmo quando tudo sai perfeito, a sorte escolhe seu preferido do dia (que o diga Felipe Massa, lembra?)

Começa a Fórmula-Superliga.

Nesse domingo, em Donington Park, teve inicio a primeira temporada da F-Superliga. Confesso que estou positivamente surpreso com a elaboração e execução do projeto. Uma categoria criada por investidores, concebida do zero, se associou às principais equipes de competição automobilistica do continente, trouxe grandes times de futebol de vários países para trazer público, criou um calendário enxuto e fechou transmissão para mais de 30 países, antes da primeira prova.

O resultado já pode ser visto na primeira prova: o circuito de Donington Park, mesmo com chuva, amanheceu com um ótimo público, trazendo torcidas de vários times com faixas e cartazes.
Na primeira bateria, fez a pole e ganhou o piloto Davide Rigon, representando o Beijing Guoan, da China, seguido pelo carro da Roma e o Tottenham completando o pódio.

Na segunda bateria, o grid é montado invertendo-se o grid, com o vencedor largando em ultimo e assim por diante. Mesmo embaixo de muita chuva, os times brasileiros foram melhor, com o Flamengo chegando em segundo e o Corinthians quebrou, quando estava em quarto, com a prova vencida pelo carro do Sevilla.

As corridas foram emocionantes e os carros são muito rápidos, sendo a fórmula mais potente do mundo, somente atrás da F1. O campeonato promete tanto que, logo após o primeiro fim de semana, outros times já manifestaram interesse em participar, sendo que o Atlético de Madri se associou no mesmo dia.

Mudanças em Spa

Nesse fim de semana, teremos o GP de Spa-Francorchamps da Fórmula 1, circuito preferido por 9 entre 10 pilotos, por seu traçado desafiador e pela curva Eau Rouge, famosa por exigir destemor dos pilotos. Nesse começo de semana, circularam boatos que os organizadores estavam pensando em alterar ou reduzir o circuito, que foi suficiente para vários pilotos se pronunciarem contra e os organizadores se apressaram em desmentir todos os rumores.

Como está, fica...por enquanto

Com o final da temporada européia da F1 se aproximando, as equipes começam a definir sua dupla de pilotos para 2009. A primeira delas foi a Ferrari, que confirmou Massa e Raikkonen como titulares para a próxima temporada. Na BMW, Nick Heidfeld começa a esgotar a paciência dos seus compatriotas alemães e deve sair no fim do ano. Na Honda, a cada hora um dos pilotos é o mais ameaçado e a bola da vez é Barrichello novamente. Já Piquetzinho está praticamente confirmado na Renault no ano que vem. De resto, todos esperam por Alonso, menos a McLaren, que ainda tenta seduzir Rosberg, para trocá-lo por Kovalainen.

Acidente em Jacarepaguá

Minutos antes da largada da Corrida do Milhão, uma fatalidade aconteceu nos boxes da equipe do piloto Luciano Burti. Estourou a válvula de um dos cilindros de nitrogênio, usado para calibragem dos pneus, ferindo dois mecânicos da equipe, um fotógrafo, uma bandeirinha e um fiscal do autódromo. Todos passam bem e estão fora de perigo.

Aposta da Semana

No quesito palpites esportivos, estou cada vez melhor. Depois de ganhar o Palpitometro do EA e o título de Mr.Olympics, e de acertar o resultado do ultimo GP de F1, estou começando a achar que entendo do assunto...rsrsrsAgora em SPA, deve dar pole de Raikkonen. Na corrida deve ficar Massa, Raikkonen e Hamilton. Vamos torcer por Bruno Senna na GP2, já que lá em Spa, o tio era imbatível.

Um comentário:

  1. O paraibano Valdeno Britto é um exemplo de superação. Fiquei feliz com a sua vitória, pois mostrou a humildade apesar do belo prêmio. Dividiu com a equipe, família e investiu em uma casa própria. Ex drogado confesso, ele prova para os mais fracos que existe uma luz no final do túnel, basta querer.

    abs,
    RVC

    ResponderExcluir