segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

UM TÍTULO JUSTO E CONTESTADO - Por Rodrigo Curty

Depois de quase sete meses de competição, o Campeonato Brasileiro, da Série A, conheceu o seu campeão. Em um total de 38 rodadas, sendo 380 partidas, foram marcados 1035 gols. Uma média de 2,7 gols por jogo.

Em um campeonato que teve de tudo, líderes se alternando, derrotas inesperadas, mudanças de elenco, técnicos e claro, erros de arbitragem, o que não mudou foi o campeão. Pela terceira vez seguida, o São Paulo levou a melhor, e de quebra conquistou o também inédito Hexa.

Hoje, muitos irão comentar que o inédito título foi injusto. Que o campeonato, apesar de ser o mais competitivo da “Era” dos pontos corridos foi medíocre. Que o tricampeonato foi conquistado, principalmente pela ajuda da arbitragem, como no último duelo, e por outros benefícios dados ao tricolor durante a competição. Que muitas equipes nesse ano foram ajudadas, mas ninguém como o São Paulo. Pode até ser verdade, mas não foi só isso que resultou na conquista.


Afinal, não se pode menosprezar a conquista de um time que mesmo longe de ser uma potência teve seus méritos. Como dizem – Os números não mentem jamais. Depois de um início repleto de empates, de lideranças folgadas como as de Flamengo e do Grêmio, a melhor equipe no novo formato, teve forças para dar a volta por cima e mudar um cenário que antes era o de “talvez” ficar fora da Libertadores e que acabou se transformando em título.

Independente dos vacilos das equipes consideradas melhores que o São Paulo, o tricolor foi batido apenas cinco vezes e teve o segundo melhor ataque com 66 gols marcados. Mas esses não foram os fatores decisivos. Podemos citar entre eles, o de se ter uma zaga firme, com a liderança de um inacabável goleiro. Um meio de campo que conta com jogadores, como Jorge Wagner que faz da bola parada uma grande virtude. Ou de Hernanes que brilhou e foi para mim um grande destaque do ano, junto com Ramires, do Cruzeiro, por exemplo. Não se pode esquecer de Hugo e Borges que durante o ano, foram até cogitados para deixar o clube. Mas graças à firmeza e credibilidade de Muricy Ramalho que comprou a briga, ambos acabaram ficando.

Parabéns a esse treinador que se iguala a Rubens Minelli, que também chegou a um Tricampeonato, mas em equipes diferentes - Pelo Internacional em 75 e 76, e no próprio São Paulo em 77.

Ficou provado mais uma vez que para ser campeão não precisa ter somente uma potência, uma grande estrutura, mas principalmente planejamento, sorte e frieza na hora "H". Parabéns São Paulo pelo Hexa campeonato.

Libertadores
O consolo de equipes mais badaladas foi o passaporte ao torneio mais importante da América do Sul. Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, se juntam ao São Paulo e Sport em 2009. O Flamengo, quinto colocado, decepcionou e agora terá que se contentar com a Sul-Americana.

Série B
A decepção do campeonato ficou por conta do Vasco da Gama. A tradicional equipe carioca, detentora de um tetracampeonato brasileiro, um título da Libertadores, enfim, infelizmente, no ano em que se desfez de seu maior mal (Eurico MIranda), não resistiu e caiu, pela primeira vez, para a Série B. Apesar da dor, a partir de hoje o clube deve levantar a cabeça. Deve se planejar para recuperar o prestígio, a confiança e voltar a ser forte. Assim como a elite do futebol Brasileiro perdeu com as ausências anteriores de Corinthians, Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Atlético MG, entre outros, perde agora com o cruzmaltino.

Isso sem falar do já enfraquecido futebol carioca. O Vasco sem sombra de dúvida voltará mais forte, mas planejado e mais rico. Levanta a cabeça e força Vasco!! Força também para Figueirense, Portuguesa e Ipatinga, os outros rebaixados.

Até a próxima leitor EA!

12 comentários:

  1. Campeonato fraco tecnicamente. Arbitragem colaborou muito para o SP, mas Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo foram medíocres.

    Triste dizer isso, mas parabéns ao SP.

    Bj,
    Andréia

    ResponderExcluir
  2. Um campeonato que teve de tudo não poderia terminar do jeito que foi. Com um gol irregular, árbitro escalado e retirado um dia antes, polêmicas e invejas, mas o importante é seguir me frente.

    abraço,
    Alberto

    ResponderExcluir
  3. cambada de invejosos. Erros houveram para todos, mas qualidade e frieza na hora decisiva só o SP. Aprendam para as próximas competições.

    abraço,s
    André

    ResponderExcluir
  4. Se fosse o Timão que levasse da forma que os bambis levaram, iam ficar o ano todo dizendo que somos apito amigo...time arrogante.Agora é ficar esperto tricolor, pois o diabo cobra caro!

    abraço,
    Renê

    ResponderExcluir
  5. Copa Madonna!! O Tardelli vai e você? Brincadeira como protegem esse time arrogante. Concordo com o Renê, o diabo cobra caro. Hoje vale comemorar, pois o futuro será negro, anote!!

    Abraço,
    Valdir

    ResponderExcluir
  6. E o Vasco da Gama. Infelizmente cai quando se livrou do seu maior mal - Eurico Miranda. Concordo com você Curty, o cruzmaltino voltará forte.

    Parabéns São Paulo, independente da super ajuda dos árbitros.

    abraço,
    Claúdio

    ResponderExcluir
  7. Parece que os convites da Madonna chegaram para os bandeiras do jogo.
    Será que eles não conseguiram comprar outros juizes em outras rodadas? Precisa disso?

    E sobre o Vasco, eles se merecem todos: Eurico, Roberto Dinamite, Tita, R.Gaucho e cia... Já foi tarde, Vasco!

    ResponderExcluir
  8. Esse é o Curty que eu conheço! Ótimo texto.... parabéns!

    Bardelli

    ResponderExcluir
  9. O campeonato não precisava terminar dessa forma. O SP para variar mais uma vez beneficiado e os favoritos caindo na hora errada. Parabéns tricolor.

    E a queda do Vasco foi lamentável para o futebol carioca, mas assim como o Timão, o cruzmaltino vem forte em 2009.

    abraço,
    Ale

    ResponderExcluir
  10. torcedor bom é aquele da marquise...

    o time cai e ele também quer cair!

    tem uma campanha para colocar o "tri" Caio Jr. no Fiasco da Grama para garantir o quinto da série B em 2009 e selar mais um ano por lá em 2010.

    Caio Jr. quinto em 2006 (PR) quinto 2007 (Pal) quinto 2008 (Fla)

    ResponderExcluir
  11. O difícil, em verdade, é ler e absorver essa gama de bobagens que falam e falam, eternamente. Então, o fato de o São Paulo ganhar novamente se deu ao fato das ajudas de arbitragem? Porra, à merda com esses comentários com falta de razão. Comentaristas de plantão não faltam. Torcedores de outros times com raiva infundada também não. Enfim, o que motiva isso tudo? Mudem os planejamentos dos times e, quem sabe, haverá disputas melhores. Pois, mesmo com o time fraco e desorganizado, chegamos lá de novo. Mexam-se os times para tirar diretorias idiotas e vitalícias e verão as mudanças. O São Paulo continuará na frente por décadas graças a essa incompeténcia geral. Torcedor chorando e ameaçando suicídio é tudo o que os dirigentes papa-níqueis querem. Haja vista essa contratação do Ronaldo. Ridículo e inescrupulosa é pouco para se comentar.

    Tio Renatasso.

    ResponderExcluir
  12. Sr. Escrevinhador,
    Melhor ataque e não o segundo melhor. Corrija!!

    ResponderExcluir