terça-feira, 10 de novembro de 2009

ANÁLISE DE RISCO - Por Rodrigo Curty

O Brasileirão Série A está a cada rodada mais empolgante, polêmico e equilibrado. Nesta reta final, exatas quatro últimas rodadas, a única certeza que eu tenho é de que o campeão somará o menor número de pontos da história dos pontos corridos.

O equilíbrio, talvez exista pelo fato das equipes serem bastante similares, devido também aos erros comprometedores, e claro, porque no futebol há muito tempo não existe time bobo.
Para se ter idéia, apenas seis pontos separam o 1° colocado, o São Paulo do 6°, Internacional. Se compararmos os confrontos destes seis primeiros, muitos apostam no tricolor paulista mais uma vez como campeão. Ano passado, o São Paulo assumiu a liderança faltando apenas cinco partidas, mas alguém acredita em coincidências? Vamos aos confrontos.
São Paulo: Vitória(casa), Botafogo(fora), Goiás(fora) e Sport(casa). Sinceramente acredito que na pior das hipóteses o atual tricampeão conquiste 10pontos, desta forma chegaria aos 69, e dificilmente perderia o título.
Palmeiras: Sport(casa), Grêmio(fora), Atlético MG(casa) e Botafogo(fora). O momento atual é conturbado e o rendimento da equipe caiu muito, apesar do erro grotesco de Simon contra o Fluminense que poderia mudar tudo. Mas outros clubes também em algum momento foram prejudicados neste campeonato, aliás como todo ano. A culpa na minha opinião é do gestor, neste caso da CBF. Deve ir a Libertadores.
Flamengo: Naútico(fora), Goiás(casa), Corinthians(fora) e Grêmio(casa).A evolução rubro-negra foi surpreendente, mas os tropeços durante o campeonato deixa a impressão que a Libertadores fique de bom tamanho e de forma justa, pois junto com o Cruzeiro é a equipe que melhor mostra futebol, mas é bom não vacilar com um time de chegada.
Atlético MG: Coritiba(fora), Inter (casa), Palmeiras(fora) e Corinthians(casa). Manteve o seu treinador Celso Roth, e mostra que mudar de técnico não é sempre a decisão correta. O Galo vacila no momento errado mais uma vez, mas deve ficar com uma das vagas da Libertadores.
Cruzeiro: Grêmio(casa), Atlético PR(fora), Coritiba(casa) e Santos(fora). A mesma coisa que o rival. Perdeu jogos relativamente facéis em casa e paga agora pelas poucas partidas que faltam. De qualquer maneira acredito que vença todas elas.
Internacional: Santos(casa), Atlético MG(fora), Sport(fora) e Santo André(casa). Centenário para ser esquecido. Administração errada, depois de vir bem nos últimos três anos. Lamentável a campanha de um time que sonhava em ganhar tudo no ano.
Na parte de baixo da tabela, sem colocação dos jogos finais, penso que o Fluminense mesmo há nove jogos invicto(somando Copa Sul-Americana), mostrou a força da camisa, e até acredito que fará sua parte, mas Botafogo, Coritiba e Atlético PR devem também fazer o suficiente para se manter na elite em 2010, apesar que não me surpreenderia se no fim os cariocas se salvassem e um paranaense caisse ao lado de Santo André, e dos pernambucanos Naútico e Sport.
Vale lembrar que mesmo com esta análise, imagino que saberemos do último rebaixado e qual será o novo campeão brasileiro apenas na última rodada. E você?

2 comentários:

  1. Vai dar Flamengo. O Andrade é o novo Carlinhos. Deixaram chegar e agora ninguém tira, estava na hora do Mengão voltar a ser grande.

    Abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Valendo "Hepta" cervejas, vai dar São Paulo

    ResponderExcluir