segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SEGREDOS DA PRANCHETA - Por Rodrigo Curty

O primeiro turno do campeonato carioca, a chamada taça Guanabara chegou ao seu final. Para a surpresa de muitos o campeão foi o Botafogo.
O time da estrela solitária sofreu muito no primeiro turno, chegou inclusive a correr o risco de nem se classificar para a semifinal. Mas, graças a um conhecedor das quatro linhas, sobretudo do futebol carioca, Joel Natalino Santana, o azarão levantou a taça e de quebra já se garantiu pela quinta vez consecutiva na final da taça Rio, isso se não for novamente o campeão no segundo turno.
A final da taça Guanabara foi contra o mesmo Vasco que goleou o glorioso, no primeiro clássico do estadual por 6x0, e que resultou na demissão do técnico Estevam Soares e início de uma crise.
Mas, o sucessor era um velho conhecido da torcida carioca. É difícil não acreditar que Joel Santana fez e muito a diferença. Todos sabemos que um time joga para o treinador, mas que esse independente de qualquer situação ou clube que dirige tem que no mínimo conhecer da área. E o papai Joel conhece. O Botafogo está longe de ser considerado um belo time, mas as peças, nas mãos do terinador fizeram a diferença. As críticas a Alessandro, Lúcio Flávio, Fahel, por exemplo minimizaram a cada rodada. A importância da dupla de ataque gringa também foi fundamental. Herrera e "El Loco" Abreu se encaixaram muito bem no esquema alvinegro.
Mesmo jogando melhor e tendo as melhores oportunidades na partida, o Vasco não resistiu ao forte esquema implantando por Joel que soube neutralizar as ações e fazer o seu time tirar o que tinha de melhor, as bolas paradas e vencer merecidamente o confronto por 2x0, e assim levar o Bi do torneio.
Agora é aguardar para ver se Flamengo, Fluminense e o próprio Vasco conseguirão descobrir os "segredos" da prancheta deste treinador que dentre os títulos já conquistados, tem na memória o de 1995, quando fez o considerado milagre, ao conquistar o título pelo modesto Fluminense contra o milionário time do Flamengo, no ano de seu centenário, no histórico gol de barriga de Renato Gaúcho.

É aguardar para ver.

6 comentários:

  1. in the medium from behind!

    na unificação do cinturão dos vices o Fiasco da Grama levou o segundo lugar

    BlackGuyson

    ResponderExcluir
  2. O prancheta é sensacional, baita cara e figura com a cara do Rio. Mas no 2° turno vai dar Mengão e consequentemente, mesmo com Joel, o Botafogo será tetra vice.

    abs,
    Rui

    ResponderExcluir
  3. Joel é mestre em recuperar os desacreditados, e disse na chegada que levaria o caneco. O cara conhece futebol.

    abraço,
    Jean

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Rui, provocaram o império do amor e agora ninguém segura o Mengão.

    Thiago

    ResponderExcluir
  5. Diga o que quiser, mas no Rio manda aquele time que tem Joel no comando. Vai Glorioso!!

    Júlio

    ResponderExcluir
  6. Foi sensacional a vitória do Fogão sobre o Vasco que é um eterno vice.

    abraço,
    Claudio

    ResponderExcluir