quinta-feira, 9 de junho de 2011

A VOLTA DO GIGANTE - Por Rodrigo Curty

E o Brasil conheceu o seu primeiro representante na Copa Libertadores da América de 2012. Trata-se do Vasco da Gama. Com uma campanha irretocável, o título acabou em boas mãos. Foram 5 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, justamente a que poderia perder.

A decisão foi contra o então surpreendente Coritiba, no Couto Pereira. Na primeira partida, a vitória de 1x0 dos cruzmaltinos fez a diferença. A vantagem de poder perder por até um gol foi exatamente o que aconteceu. O clima do estádio estava favorável ao Coxa Branca, mas a experiência e a necessidade de conquistar um título expressivo não pesou para os cariocas.

Apoiado por cerca de 4500 torcedores, os comandados de Ricardo Gomes aos 11' de jogo calaram o estádio. Alecssandro, o carrasco paranaense. A partir daí o desespero tomou conta da equipe de Marcelo Oliveira. Sem criatividade e poucos chutes a gol, o empate somente veio, graças a falha de Dedé que não cortou cruzamento para o atacante Bill. O caldeirão voltou a ferver na fria Curitiba. Antes do término da primeira etapa, em mais uma falha vascaína, Davi virou a partida com um belo gol. Faltava um gol para o título, porém o apito final esfriou os ânimos.

Na segunda etapa, as equipes voltaram tensas, errando muito e principalmente o Coritiba cometendo muitas faltas. Mas teve gol. Aos 12' o Vasco, desta vez com o veloz Éder Luis, em falha de Edson Bastos calou novamente o estádio no Alto da Glória. Marcelo Oliveira sem alternativas colocou o time ainda mais pra frente com a entrada de Marcos Aurélio. O empate veio aos 21' com Willian. Do lado vascaíno peças importantes como Felipe, Diego Souza e Alecssandro estavam baleados, do outro o coração fazia mais do que a técnica. Em jogo de defesa contra ataque, melhor para o Rio de Janeiro que comemora mais uma conquista da Copa do Brasil.

Parabéns ao Vasco que recebeu dos torcedores o apelido de Trem Bala, e que aguentou até o final a pressão e violência de vândalos que permanecem nos estádio brasileiros. É importante saber, porém, que apesar do título muita coisa ainda tem pra conquistar. Parabéns a Roberto Dinamite, que independente de ídolo do clube, suportou pressões, caiu, levantou, e mostrou que com trabalho e dignidade o time chegaria a realizar o seu sonho. O de ser campeão do Brasil e o de voltar a ser um Gigante da Colina.

Até a próxima!

10 comentários:

  1. Parabéns ao time que mereceu. O Coxa é uma ilusão. Agora é melhor a imprensa parar de valorizá-los.

    abs,
    Luis

    ResponderExcluir
  2. O Vasco se acorcadou e mececia perder, mas a sina do vice uma hora terminaria.

    abraço,
    Claudio

    ResponderExcluir
  3. Claudio o título foi mais do que justo, e ficar se defendendo tb é uma estratégia a ser considerada.

    Beto

    ResponderExcluir
  4. O Coxa é horroroso. Time que não chuta não ganha. e depender de Bill não é mole. Edson Bastos é brincadeira também.

    Parabéns ao gigante da Colina.

    abraço,
    Carlos

    ResponderExcluir
  5. A Copa do Brasil era o que faltava ao Vasco. Agora resta apenas o Botafogo pra levantar esta taça no RJ.

    abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  6. O Rio hoje é só gozação. Oito anos sem título é muita coisa. O mais tradicional venceu. O Coritiba precisa comer muito arroz com feijão pra se chegar a algo.

    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Coritiba é ridículo. time valorizado demais e que não é nada disso. Covarde. Não chuta não merece levar a taça. parabéns ao Vasco que soube se defender e atacar na hora certa.

    Jorge

    ResponderExcluir
  8. Grande decisão. Título ficou em boas mãos. O Coxa poderia ter sido mais ousado no começo da partida.

    abraço,
    Felipe

    ResponderExcluir
  9. O Rio de Janeiro comemora demais esta conquista. Aliás o Estado domina td. Brasileiro e Copa do Brasil. Este ano é mais título para os cariocas.

    abraço,
    André

    ResponderExcluir
  10. Como Vascaino, estou orgulhoso do meu time e do que pensam os adversários ter sido o mérito do Vasco a grande razão de ser Campeão deste importantíssimo torneio.
    É título inédito para o Vascão e o blog retratou muito bem o que foi a derradeira partida.
    Parabéns, Rodrigo. Fiel em seus comentários.
    Mostra ser um comentarista isento e reconhecedor de méritos de clubes quando ganham por seus esforços um campeonato.
    Precisamos disto: comentaristas que conhecem futebol e que valorizam o bom do nosso esporte.

    ResponderExcluir