quinta-feira, 10 de abril de 2014

MUSICALIDADE RUBRO-NEGRA - Por Rodrigo Curty

E mais uma vez o Clube de Regatas do Flamengo caiu na primeira fase da Libertadores da América. Foi a quarta vez que o clube consegue essa proeza. O time carioca foi muito mal na competição e ficou bem longe de das expectativas de muitos que consideravam um sério candidato ao primeiro lugar do grupo 7 e terminou com míseros sete pontos. Mas por que?
A péssima campanha tem a premissa de algo que o Flamengo deveria antes de mais nada honrar com seu torcedor. Se no alto das arquibancadas a massa, muitas das vezes leva o chamado combustível para dentro do gramado para inflamar o time, desta vez a fórmula não funcionou. Vale ressaltar que a torcida pagou um preço alto para a tão sonhada trajetória ao Bicampeonato. Ontem foram 60 mil desiludidos.
É claro que ninguém questiona que a precoce eliminação contra o León, do México, que diga-se de passagem conta com uma equipe mais equilibrada e técnica do que a brasileira foi por falta de raça, amor e paixão, mas essa última anda lado a lado com o ódio, e isso quando vem à tona é capaz de trazer sérias consequências, como por exemplo de levar o torcedor ou seria o associado do clube o direito de chamá-los de time sem vergonha.
O Flamengo de certa forma merece todas as reclamações pela derrota de 3x2, uma vez que cobra valores fora dos padrões brasileiros, principalmente do seu verdadeiro torcedor, o que está presente nas vitórias e derrotas e, não apenas os de conquistas e com certo poder aquisitivo e capacidade de acompanhar e apoiar principalmente quando o time está bem. 
De qualquer maneira, o torcedor não pode confundir e depositar toda a sua ira, devido ao valor altíssimo que lhe é cobrado para se associar, ajudar o clube, entre outras coisas e, principalmente por muitas das vezes ter que presenciar péssimos jogos em locais nada acolhedores.
É preciso que o Flamengo resgate a fórmula de sucesso de time/torcida, mas para isso tem que ter paciência em suas estratégias de marketing, trabalhar melhor as promoções, resgatar o amor de seu torcedor que vende a janta para estar no Maracanã no domingo para apoiar seu clube de coração.
Resgatar não é fácil, mas aquele que de fato grita em muitas das vezes "Onde estiver estarei..." e, "Conte comigo Mengão" precisa ter a certeza que os frutos de fatos estão sendo colhidos e que isso leva tempo. A derrota abala, mas não pode deixar que a cicatriz se feche com precipitações, uma delas a principal, a de blindar os mais jovens, o de não investir de forma alucinante para dar resposta ao seu torcedor associado. 

 
 
Aposto que o Brasileirão terá uma enorme faixa com dizeres do tipo " Brasileiro é obrigação" e "Queremos raça", quando na verdade o que é preciso é baixar a guarda, levantar a cabeça e saber que Jayme de Almeida deve ser mantido e os jogadores terem a união da massa e a confiança de que um trabalho bem feito leva tempo, afinal muitas das vezes uma conquista vem para enganar e iludir o apaixonado, ou a Copa do Brasil não gerou isso? Ora, não podemos depositar a tragédia de uma eliminação porque o time não teve Elias ou pelos importantes desfalques. É sabido que clube caiu nessa fase porque somou apenas 4 dos 9 pontos possíveis em casa e, porque não é de hoje que joga errado, sem posicionamento correto, lucidez e confiança de alguns jogadores.
É aguardar para ver se o clube de tradição seguirá seu trabalho de pés no chão, porém sem abusar de sua maior riqueza, pelo menos até que justifique tal afiliação e investimento, caso contrário, será difícil voltar a fazer a alegria do povo e aumentar aqueles que desejam "Mengar" um dia, mesmo que esse se iluda com mais uma possível conquista de regional. Está na hora do clube saber e fazer com que acreditem que continua sendo um dos maiores do país.
Que venha a próxima música para a dança seguir para o bem ou para o mal.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Curty,
    estive lendo algumas opiniões durante o dia e culminei com a sua, sempre lúcida. Gostaria de fazer algumas considerações
    1) Eu acho que mudança de técnico só se for pra trazer um estrangeiro de nome e dar força ao cara. Pra trazer Renato, Dorival, Joel, que fique o Jaime. Mas quero deixar bem claro que levamos nó tático em todos os jogos e o time não tem escalação definida. O trabalho esse ano é muito ruim e a continuidade só se justifica porque o que há no mercado não anima.
    2) O time é fraco e o Leon é melhor, ok. Mas bem escalado e treinado jamais poderíamos perder esse jogo em casa.
    3) Eu acho que deveríamos fazer mudanças pontuais no elenco. Ele é muito grande (há sete zagueiros !!) Tirando uns dez jogadores dá uma boa economizada pra trazer um bom reforço. Chicão, A Santos e cadu, que tem salário alto daria uma aliviada na folha e o único que realmente faria falta é o lateral, que é bom mas nunca aguenta 90 minutos.
    Pra terminar, quero dizer que já passei da fase de sofrer e ficar me lamentando. O futebol é muito sujo. Li um comentário no blog do arthur do Globo (vou dar a fonte) que o cara tem razão: Por que toda hora entra aquela merda daquele Nixon e nunca o Rodolfo ??? Se não for esquema de empresário eu teria uma grande surpresa !!! Então eu não vou perder meu tempo usado pra tentar descobrir maneiras criativas de fazer uma graninha e ganhar três paus (e ficar feliz !!!) enquanto eles ganham milhões.
    Vamos ganhar domingo e entrar com seriedade no Brasileiro, um campeonato de nível técnico tão pereba que mesmo nosso time de merda e seu técnico (????), se jogar todo jogo com muita seriedade pode até terminar em terceiro ou quarto e voltar o ano que vem.
    Um abraço, Almeuida

    ResponderExcluir
  2. Cara, queria só acrescentar que discordo de vc e do Mauro Cezar (que bate insistentemente nessa tecla) que realmente não vi problema na torcida. Ela apoiou muito, o tempo inteiro. Só xingou depois do terceiro gol, quando nem o mais fanático rubro-negro acreditava que haveria uma virada para 4 a 3.

    ResponderExcluir