terça-feira, 1 de julho de 2014

SUPREMACIA ARGENTINA E BELGA - Por Rodrigo Curty

A definição das últimas vagas para as quartas de final da Copa do Mundo da Fifa 2014 foi eletrizante. Argentina, Suíça, Bélgica e Estados Unidos mostraram porque chegaram até aqui, mas quem sorriu no fim, foram as seleções que mantiveram os 100% de aproveitamento.
No primeiro duelo do dia, na Arena Corinthians, em São Paulo, a Seleção Argentina não teve moleza contra a Suíça. Equipe mais técnica, de velocidade e com jogadores decisivos, os argentinos levaram sustos no primeiro tempo, na prorrogação e mesmo com mais oportunidades de gols, quase jogam tudo para a decisão dos pênaltis contra essa que foi uma seleção quase que perfeita taticamente.
Ficou nítida a proposta suíça na partida. Segurar Lionel Messi, marcar por zona, porém de forma compactada e se aproveitar das roubadas de bola e erros do adversário para chegar com rapidez ao ataque. As chances surgiram, mas a autoconfiança ao invés do simples custou caro nos momentos de decisão. Romero fez algumas boas defesas, mas nada comparado ao suíço Benaglio. O goleiro foi um perfeito paredão, a bola insistia em não entrar, o sofrimento dos hermanos na arquibancada era impressionante, a ponto de muitos, pelo incrível que pareça se calarem e imaginarem o pior. Mas quem tem um camisa 10 como Messi, que mais uma vez foi escolhido o melhor em campo, aliás foi assim também nas três partidas anteriores, e um atacante de nome Di María que mesmo "baleado" e longe do que se espera até aqui, mas que joga com uma raça e tudo pela sua pátria, definitivamente não poderia dar outra coisa.
O camisa 10 chamou a responsabilidade, arrancou e serviu o craque do Real Madrid. 1x0, no apagar das luzes que antes mesmo de apagar viu a bola suíça cometer o pecado de bater na trave, e depois em uma falta de frente ser isolada. Coisas do futebol. Segue na competição de forma justa a seleção que não vai bem coletivamente e volta a seleção obediente, porém sem um poder ofensivo.
Já na Arena Fonte Nova, em Salvador, a Bélgica venceu mais uma e segue firme na busca do inédito título. O adversário também merecia sorte melhor. Os Estados Unidos, definitivamente apresentam um futebol vistoso, de obediência tática, força e velocidade. Mas os Diabos Vermelhos aos poucos mostram que não são azarados e possuem sim potencial e qualidade técnica. Seleção de ótimo passe, paciência e trabalho de bola em todos os setores perdeu muitos gols, mas não pela falta de pontaria. A culpa foi de Howard, o arqueiro americano que pegou quase tudo, sim os belgas deram 38 chutes a gol, recorde em um jogo do Mundial 2014, contra 15 dos EUA. 
Mas o responsável por levar a decisão para a prorrogação, a muralha foi quebrada logo no início com dois belos gols. O primeiro aos dois minutos, após bela jogada do jovem Lukaku, substituto de Origi que só rolou para De Bruyne fazer 1x0. Os americanos nem deram conta do gol e não demorou muito para o mesmo Lukaku fazer o segundo. 
Não é à toa que o futebol é encantador e apaixonante. Para quem esperava um chuva de gols da Bélgica, viu os EUA marcarem com Julian Green, na primeira oportunidade da etapa final da prorrogação e depois quase empatarem com Jones. O jogo ficou lá e cá e para azar dos presentes acabou mesmo 2x1. A Bélgica mereceu, mas os EUA caíram de pé e devem fazer bonito também daqui há 4 anos. Vamos aguardar.
Então anote: No próximo sábado, às 13h, em Brasília, Argentina e Bélgica revivem o duelo de 1986, na Copa do México. Naquela ocasião Maradona brilhou nos 2x0. E nessa? Messi será o protagonista? Promessa de um jogo com muitos gols. 
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Retrato fiel dos dois jogos.
    Eu confesso que há muito tempo não via um jogo tão emocionante quanto estes dois.
    Mas time que tem craque, tem soluções. O Messy é mesmo genial, acho eu melhor que Maradona e os Argentinos não terão como negar isto mais. Respeito que se obtém em campo, Messy faz isto.
    Quanto aos Estados Unidos, nasce aí uma potência para ser encarada no futebol também, como é hoje no Basquete, Natação e Volei. Conheceram o soccer, gostaram e estão investindo trazendo um Klinsman para ensiná-los. E como aprenderam! Um timaço neste Copa.
    Legal blogger. Vamos as semi finais agora.

    ResponderExcluir
  2. essa Bélgica é muito forte ofensivamente, coisa que sua Argentina ainda não enfrentou nessa copa. Se a argentina tivesse ficado no gupo do brasil teria passado croácia e méxico e se tivesse pegado o chile já estaria em ezeiza. A Arg. na copa foral tres ou quatro lampejos de messi e só. É a maior decepção desse copa e hj enfrenta seu primeiro bom adversário. Vamos ver como se sairão. Almeida !!!

    ResponderExcluir