segunda-feira, 14 de maio de 2018

TITE CONVOCA SELEÇÃO PARA BUSCAR O HEPTA - Por Rodrigo Curty

Foto:Jornal Gazeta Online
E acabou o mistério. Tite, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, definiu nesta tarde os 23 jogadores que disputarão à Copa do Mundo na Rússia.
É bem verdade que nem todos os convocados agradou a geral, e convenhamos, nenhuma convocação teria 100% de aprovação, afinal o Brasil tem 200 milhões de técnicos e todos acham que a sua sempre será a melhor. 
A lista é essa:
Goleiros: Alisson, Ederson e Cássio. 
Laterais: Danilo, Fagner, Marcelo e Filipe Luís. 
Zagueiros: Miranda, Marquinhos, Thiago Silva e Geromel. 
Volantes / Meias: Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Fred, Philippe Coutinho e Willian. 
Atacantes: Neymar, Douglas Costa, Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Taison.
A verdade é que goste ou não, a maioria do país confia nessa convocação. As eliminatórias provaram que o grupo tem sim suas qualidades. É um time maduro, experiente e com muita vontade de vencer. 
Infelizmente, a Seleção Brasileira e não é de hoje, é uma seleção internacional. Desta vez, apenas três jogadores que atuam no país, estarão presentes - Cássio e Fágner, do Corinthians e Geromel do Grêmio. 
Isso talvez, seja uma prova que o nosso campeonato, por mais que queiram provar o contrário é péssimo se comparado aos de fora. E não deveria, porque lá também há uma supervalorização e é sabido, que sem os considerados favoritos, restam equipes medianas para baixo. 
O problema que entendo e a maior diferença daqui para lá, é que há futebol, ruim ou não tecnicamente, não tem essa "chatice" que aqui impera como erros cruciais de arbitragem, reclamações, cai-cai, cera e qualquer lance virando polêmica.
Os times europeus investem nos melhores e os brasileiros se encontram nessa situação. Claro que ao meu ver, jogadores que atuam aqui poderiam representar e bem à amarelinha. Para não se alongar muito, esperava ver pelo menos, um Arthur ou Luan nessa lista.
Tite é o comandante da vez e sabe o que tem em mãos. Tem um grupo que respeita sua filosofia pragmática e de resultados. Jogadores que se limitam a fazer até mais do que sabem para fazer o que é passado -  Jogar pelo placar e não pelo espetáculo. Uma pena já que com um meio e ataque tão qualificado, o que poderia se esperar era o verdadeiro futebol canarinho em campo. Dificilmente veremos isso. E pior, vencendo, o brasileiro achará ,lindo. Pobre nação, pobre futebol.
Antes que me detonem, calma. Sou patriota, porém um romântico do esporte Bretão. Quero e torcerei sempre pela seleção que buscar mostrar um futebol de qualidade e com vontade de vencer, mesmo que isso custe uma classificação. Que o Brasil me cale sendo assim.
Torcerei por quem gostará de ser lembrado pelo belo futebol mostrado e não pelo que venceu se acovardando ou porque teve qualidade e competência em fazer valer "a bola" do jogo.
Quero e espero que os deuses do futebol não falhem em prevalecer as equipes que buscarão o verdadeiro futebol de qualidade, emoção e principalmente que se importarão com os gols. 
Torço por Tite e companhia. São sérios, inteligentes e estão com a faca e o queijo na mão. Resta saber como lidarão com a pressão e forma de atuar contra seleções como a França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e até mesmo, e muita atenção nessa que acredito fará uma baita Copa, a Argentina. 
A Copa do Mundo é interessante porque coloca frente a frente seleções que poderiam estar na final. Que faz com que favoritas saiam de forma precoce. Tomara que as melhores sobrevivam e se "matem" apenas nas semifinais. Vamos aguardar.
Antes disso a programação será intensa. Dia 21, na Granja Comary, todos estarão presentes, com exceção de Casemiro, Marcelo e Firmino, que jogam a final da Liga dos Campeões, no dia 26 e se apresentam no dia 28, em Londres, no qual a seleção jogará um amistoso contra a Croácia, no dia 03/06, em Liverpool e depois no dia 10, em Viena contra a Áustria. No mesmo dia embarcam para Sochi, na Rússia e se preparam para a estreia no dia 17 às 15h(horário de Brasília) contra a Suiça em Rostov-on-Don.
Boa sorte aos 23 escolhidos. Que o trabalho seja bem feito e compensado no final. Que sejamos apenas um na Rússia.
Até a próxima!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário