segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PELAS BEIRADAS - Por Rodrigo Curty

O segundo turno do Brasileirão, Série A está com tudo. A rodada deste final de semana foi terrível para os times do eixo Rio - São Paulo, os maiores vencedores da era dos pontos corridos.Claro que para toda regra tem a exceção. E hoje quem sorri à toa são as equipes como a do Botafogo e do Guarani, as únicas do eixo a triunfarem.
O primeiro passou pelo embalado São Paulo, que vinha de três vitórias seguidas. O placar de 2x0, fora o baile deixa duas dúvidas no ar. Será que o Botafogo é um azarão ou tem plantel para lutar pelo título? E o tricolor? Quando encara um time mais equilibrado e bem no campeonato sempre tropeçará?
Outras dúvidas surgem no decorrer da competição. O Guarani, por exemplo. A equipe retornou neste ano à Série A, e consegue se manter regular. É capaz de vencer Flamengo, Fluminense e Atlético PR, que diga-se de passagem não perdia há seis rodadas e ser goleado pelo lanterna Goiás. Mas será que o fator casa fará a diferença em sua permanência em 2011?
Na liderança hoje está o Fluminense, equipe esta que se não fosse a gordura e os tropeços dos favoritos que vem logo atrás, cairia muito na tabela. Desta vez o algoz foi o Atlético GO. Por sorte, o vice-líder Corinthians também perdeu. O Grêmio, quem diria, quebrou dois jejuns. O primeiro de voltar a vencer no torneio fora do Olímpico, fato que não ocorria desde setembro do ano passado. O outro de quebrar a invencibilidade de onze jogos do Timão, no Pacaembú. O estádio, aliás é responsável pela posição do time no torneio. A dúvida aqui é se no duelo de 4ªf, o tricolor carioca volta a hegemonia ou se o alvinegro paulista começa a vencer fora e assume de vez a ponta.
E claro, não podemos nos esquecer do Cruzeiro que chegou a sua quarta vitória seguida, e assim como o Fogão come pelas beiradas e promete avançar mais. A questão é, será que o fato de jogar em Ipatinga não trará novamente os maus resultados?
Maus resultados estes que insistem em fazer parte da vida de equipes como Flamengo e Palmeiras. As duas escolas sofrem com o mau desempenho de seus jogadores, a pressão da torcida e problemas internos. Não seria melhor os grupos se fecharem e salvar o time de um final inesperado?Ainda sem desespero, o Santos perdeu a segunda seguida. Desta vez para o Ceará. Jogo esse que teve muita confusão no final. Dorival JR vai ter problema sem Ganso, Wesley, Robinho e André.
E por fim, não podemos nos esquecer de equipes como Internacional, Vasco, Ceará e Atlético MG. Cada um do seu jeito come pelas beiradas para amanhã ter uma boa digestão no final do ano. E você, arriscaria responder todas estas questões colocadas acima?
Sinceramente, hoje ainda não dá pra saber, pois como disse há alguns textos, somente vai dar para tirar uma conclusão na segunda metade de Outubro. O certo é que muitas surpresas ainda pintarão neste que é considerado, o melhor campeonato do Mundo.
Até a Próxima!!