quarta-feira, 19 de agosto de 2015

VASCO É O TERROR DOS CLÁSSICOS REGIONAIS - Por Rodrigo Curty


E a bola rolou para as oitavas de final da Copa do Brasil. As partidas com o estilo mata-mata sem dúvida é encarado de outra forma. As equipes mandantes buscam fazer a lição de casa, enquanto os visitantes jogam por uma bola ou na pior das hipóteses serem derrotadas marcando gols.
Sem desmerecer Grêmio, Palmeiras e Santos que venceram os seus jogos, mas pela atual situação do clube no Brasileirão, impossível não dar um destaque maior para o Vasco da Gama.
O Cruz-Maltino é realmente uma incógnita na temporada. De uma equipe que conquistou o estadual, após 12 anos à lanterna do campeonato brasileiro, em seus clássicos regionais a história é outra, o que acaba surpreendendo. Para se ter uma ideia, até aqui foram 11 clássicos disputados com incríveis sete vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, ambas para o Flamengo.
Em outros tempos, o rubro-negro gozava de tirar onda do rival,  mas agora vive um inferno astral, aliás em todos os clássicos com os times do Rio de Janeiro. Cristóvão balança, pois perdeu os três que disputou, sendo dois para o Vasco.
Em relação a partida, a vantagem de 1x0 é relativamente boa, mas com certeza não será fácil mantê-la, uma vez que o desgaste físico, mental e a pressão para sair da lanterna podem atrapalhar.
Na partida de hoje ficou claro o baixo nível técnico das equipes. Por outro lado, a chegada de Jorginho deu ânimo novo para o time da Colina. A equipe foi mais vibrante, atenta e aguerrida. As peças que chegaram aos poucos se adaptam e se entrosam, casos de Nenê e Jorge Henrique, autor do gol da vitória.
É aguardar para ver até quando vai essa lua-de-mel com o desacreditado torcedor que esperava até por uma goleada do rival na noite do Maracanã. Futebol tem dessas coisas, nem sempre vence o favorito, ainda mais quando se trata de clássico. O que a torcida não deve se contentar é ver o Vasco sendo apenas um time diferenciado nos clássicos.
Desta forma, hoje a única certeza é de que o time ganhou o fôlego necessário para buscar a difícil reabilitação no Brasileirão. O início desse desafio será contra o Goiás no sábado. Faça a sua aposta! Eu ainda acredito que o time saia da degola, mas para isso precisará estar ligado como hoje e com a pontaria afiada. O que me faz acreditar também é o peso da camisa, a quantidade de jogadores experientes no plantel e o fato das equipes serem muito semelhantes tecnicamente.
Até a próxima!