quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A COPA QUE NÃO VINGA- Por Rodrigo Curty

A Copa Nissan Sul-Americana ainda não decolou no Brasil. Os clubes que representam o país nesse ano são – São Paulo, Atlético Paranaense, a dupla Gre-Nal, Botafogo, Atlético Mineiro, Vasco e Palmeiras.

A grande missão será acabar com a hegemonia da Argentina que já possuiu 4 canecos, sendo dois do Boca JR, um do San Lorenzo e um do atual campeão Arsenal. Os outros dois títulos, em um total de seis disputados, pertence ao Pachuca(MEX) e Cienciano (PER).

Mas porque os times brasileiros ainda não conquistaram o caneco? Alguns acreditam que o péssimo calendário seja uma das razões. Outros, porque o campeonato realmente não agrada. A verdade é que os clubes correm atrás de vagas para a Libertadores da América, e quando se encontram sem condições de chegar ao chamado G4, buscam o consolo de conseguir pelo menos a Sul-Americana.

Na primeira fase, os times brasileiros se enfrentam para avançar às oitavas-de-final. Ontem dois representantes ficaram pelo caminho.


No Morumbi, o São Paulo que contava apenas com o capitão Rogério Ceni, entre os titulares, resistiu ao máximo, mas acabou derrotado nos pênaltis para o fraco time do Atlético Paranaense, após um novo 0x0.

Já no Mineirão, o Botafogo que surpreende a cada rodada derrotou o Atlético MG. Assim como na primeira partida a vitória veio sem dificuldade. O Galo entrou com um time repleto de garotos e se deu mal – 5x2 fora o baile. É bom ficar esperto Galo, caso contrario, o centenário será um marco negativo no clube.

Hoje um grande clássico movimenta o país. No Olímpico, Grêmio e Internacional se enfrentam em busca da permanência na competição. No Beira-Rio deu empate de 1x1. Novamente o tricolor entrará com um time de reservas, exceção de Léo e William Magrão. Já o Colorado estará completo. O torneio virou obrigação, por causa, da má campanha no Brasileirão.

No dia 17 de setembro, Palmeiras e Vasco decidirão à última vaga brasileira. Em São Januário deu o time da colina 3x1.

Vamos aguardar os próximos capítulos.

Um comentário: