sexta-feira, 26 de setembro de 2008

DE CARA NOVA - por Gustavo Cavalheiro

Não é só por essas bandas que os campeonatos mudam de nome, formato e quantidade de participantes. A UEFA anunciou mudanças para a próxima temporada:

A Taça/Copa UEFA que vai se chamar LIGA EUROPA (UEFA Europa League), nasceu de uma idéia concebida pelo suíço Ernst Thommen que, juntamente com o italiano Ottorino Barrasi (ambos viriam a ser vice-presidentes da FIFA) e o inglês Sir Stanley Rous (mais tarde presidente da FIFA) criaram um torneio destinado a equipes européias provenientes de cidades onde se realizassem regularmente feiras de comércio.

Esta primeira Taça precursora da Copa UEFA, era a Taça das Cidades com Feiras (Taça das Feiras), foi criada a 18 de Abril de 1955, duas semanas depois do nascimento da Taça dos Campeões Europeus (atualmente chama UEFA Champions League).
A primeira Taça das Cidades com Feiras contou com as equipes: de Barcelona, Basiléia, Birmingham, Copenhagen, Frankfurt, Lausane, Leipzig, Londres, Milão e Zagreb. Originalmente, o torneio prolongava-se por três anos, com os jogos a serem marcados de forma a coincidirem com a realização das feiras de comércio.
Barcelona, utilizando apenas jogadores do FC Barcelona, bateu uma equipe representante da cidade de Londres, por 8-2, no conjunto dos jogos da final.
Na segunda edição do torneio, os organizadores mudaram o formato, sendo a competição destinada à disputada por clubes que, contudo, teriam de ser provenientes destas cidades. 16 clubes participaram no torneio entre 1958 e 1960, data a partir da qual a competição passou a ser disputada anualmente.
Em 1962, o número de participantes subiu para 32; hoje são mais de 100. Nos seus primeiros anos, o domínio pertenceu às equipas do sul da Europa, com três vitórias do Barcelona e duas do Valência. Em 1968, o Leeds United AFC tornou-se o primeiro clube do norte da Europa a erguer o troféu, iniciando uma série de seis vitórias consecutivas de clubes ingleses. A quinta vitória desta série pertenceu ao Tottenham Hotspur FC, na época 1971/72, naquela que foi a primeira edição a ter a designação de Copa UEFA. A mudança de nome estava associada ao fato da competição ser organizada pela UEFA e não ter mais ligação às feiras de comércio.

Classificados
A partir da temporada 1999/2000, com a extinção da Recopa UEFA (Taça dos Vencedores das Taças Nacionais), os vencedores das taças dos diferentes países, também passaram a se qualificar para a CopaUEFA. Além destes, a UEFA começou a juntar os clubes eliminados na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League e os oito terceiros classificados da fase de grupos desta competição. Na atual Copa UEFA 2008/09 participam três representantes do ranking Fair Play, 11 vencedores da UEFA Intertoto e os vencedores das Taças da Liga de alguns países. Uma fase de grupos foi introduzida pela primeira vez na competição em 2004/05.
UEFA Europa League
No dia 26 de Setembro de 2008, o Comitê Executivo da UEFA aprovou a criação UEFA Europa League, a partir de 2009/10, uma prova que terá uma nova fase de grupos de 48 times e será semelhante a UEFA Champions League, com seis jogos (em turno e returno) na fase de grupos.

Muitos comentaristas esportivos europeus apontam essas mudanças em prol de um favorecimento de possibilidades para os pequenos times ou grandes times de países periféricos.
Para facilitar o entendimento:
UEFA CHAMPIONS LEAGUE = COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
COPA UEFA / UEFA EUROPA LEAGUE = COPA SULAMERICANA (COPA MERCOSUL e TAÇA CONMEBOL)
RECOPA UEFA = Campeonato dos campeões de COPAS NACIONAIS (ex. Copa Itália e etc.)
TAÇA DAS FEIRAS = Campeonato dos times das Cidades com Feiras de Comércio (grandes cidades da Europa)
Estes últimos dois torneios foram acoplados à Copa UEFA e deixaram de existir


Info: UEFA.com

Um comentário:

  1. Acredito que será tão atrativo qto a Liga dos Campeões, apesar da possibilidade de baixar o nível. De qq forma, novas surpresas virão.

    abs,
    RVC

    ResponderExcluir