sexta-feira, 19 de setembro de 2008

TUDO COMBINADO, MAS NADA ACERTADO - por Gustavo Cavalheiro

Ano de 2009 teremos as séries A, B, C e D no futebol certo? Como será a classificação para a C?

Hmmmm.... não sei! Vamos ver?

Campeonato Brasileiro da Série C terá a participação de 20 equipes, igualmente aos das Séries A e B. O torneio será realizado em turno e returno (boa mudança!). O critério de classificação para a disputa do campeonato será: os 16 melhores clubes classificados na Série C deste ano, depois dos quatro que conquistarem o acesso, além dos quatro times rebaixados da Série B.

É aí que mora o perigo! A engenhosidade da mente humana.

Na atual fase (tercceira) da Série C, temos 4 grupos de 4 times, logo 16 clubes que estão garantidos na C de 2009, mas até agora, eu não tenho explicação plausível para uma metodologia JUSTA de separar mais 4 melhores em 2008, após o acesso dos 4 semifinalistas. Claro! Pois estes 4 times, participarão da série B em 2009 e 4 virão da B de 2008. Numa troca de "Seis por meia dúzia" mantendo 16 times.

A PERGUNTA CHAVE É: COMO SERÁ A ESCOLHA DOS OUTROS 4 TIMES?

Uma pessoa de bom coração diria: - Simples, vamos pegar os quinto lugar da segunda fase e completar!

Certo? ERRADO!

Na segunda fase tínhamos 8 grupos, então seriam 8 quintos lugares, que jogaram apenas em seus grupos e teríam direito a vaga na C em 2009.

Pior, sem o confronto direto, como dizer ao certo que ganhar do Remo é igual a ganhar do Itumbiara?

E se eu contar a vocês que desconsiderando isso (diferenças de confrontos) temos algo pior; dos 8 quintos lugares da segunda fase temos:

a) 2 times com 8 pontos (Sampaio Correa - MA, Icasa - CE)
b) e 5 com 7 pontos (Vitória da Conquista - BA, Dom Pedro - DF, América - MG, Noroesta - SP, Caxias - RS)

Aí em vez de igualar vitórias, derrotas e empates entre confrontos diferentes, os gols decidiriam o futuro de uma equipe entre o inferno da D e penar mais um ano na C?

O que fazer? Somar os resultados da primeira e segunda fase? Disputar no palitinho? Marcar um "contra" e ver quem sobra? Acho que alguém deveria ter pensado ANTES, que com a subida de 4 da C de 2008 e da descida de 4 da B de 2008, precisaríamos de 20 times na terceira fase ou de mata-matas entre os quintos lugares da segunda fase deste ano.

Ainda tem o risco de acontecer uma politicagem qualquer, como uma classificação pelo ranking da CBF e ajudar times que não conseguiram na bola um resultado positivo. Como no grupo 17, em que o classificado para a terceira fase Luverdense, ter tido os mesmos 6 pontos do lanterna Remo.

Dizer que vai ter mutreta é afirmar sem base e razão, mas perceber que há algo estranho nessa formação da Série C e D de 2009, é conhecer bem a História do futebol brasileiro.

Acorda Brasil! Série "D" de Desinteresse e "C" de nas Coxas!

3 comentários:

  1. Guz a frase final é o que realmente penso.
    Série "D" de Desinteresse e "C" de nas Coxas!

    vamos aguardar o que vem por aí.

    abraços,
    RVC

    ResponderExcluir
  2. Os outros 4 participantes da serie C 2009 serao: Sampaio Correa, Icasa, Caxias e America. Classificaram-se por serem os 4 melhores nao classificados para a 3a fase da serie C 2008.

    ResponderExcluir
  3. Caio,

    o ponto é: Caxias e Améric se classificaram por saldo de gols contra adversários diferentes.

    CRITÉRIO = 10
    JUSTIÇA = ZERO!

    Gustavo

    ResponderExcluir