sábado, 17 de janeiro de 2009

O BOLA ROLA NOS REGIONAIS - Por Rodrigo Curty

Olá galera do EA! Depois de um merecido descanso, finalmente começamos o ano de 2009. E conosco os campeonatos regionais.

É bem verdade que a bola já rola em alguns estados como Ceará, Santa Catarina e Pernambuco. Nessa semana será a vez do Goiano, Paranaense, entre outros, como os considerados principais campeonatos do país. Vamos a eles:

No Rio Grande do Sul, assim como em 2008, a força estará concentrada em Internacional e Grêmio. Mas como sempre, times como Juventude, Caxias e quem sabe alguma surpresa como o São José ou o XV de Novembro também podem aprontar.

No centenário do Colorado, a ordem é ganhar todos os títulos em disputa: Gauchão, Copa do Brasil, o Bi da Sul – Americana, Brasileirão, enfim. Para isso, o time se reforçou de peças como o atacante Ricardo Noir, ex Boca Jrs, Wendel, Vitor, e de Thiago Neves, ex Fluminense, e que estava no Hamburgo. Mas as grandes forças da equipe devem sair: o meia Alex, Guñazu e o atacante Nilmar. O Grêmio também não ficou parado. Manteve o técnico Celso Roth e trouxe os laterais Ruy e Jadilson, os atacantes Alex Mineiro e Jonas, e o meia Marcelo Mattos, ainda pode chegar. O principal objetivo no ano será a busca do Tri na Libertadores.

Em Minas Gerais, nada mudou. Cruzeiro e Galo novamente são as grandes forças e esperam um 2009 de glórias. O Galo Mineiro, depois de um centenário modesto, espera voltar a ser forte e vingador. A missão de trazer títulos estará mais uma vez nas mãos de Emerson Leão. A equipe ainda conta com nomes como Diego Tardelli, Edér Luis e do meia Lopes para vencer. Talvez a grande missão da Raposa no ano será a de se firmar como uma equipe forte. Para isso, vencer o seu maior adversário, os jogos fora de casa será fundamental. Chegam para esse trunfo nomes como Wellington Paulista, Soares e Jancarlos, além de terem sido mantidos Ramires, Guilherme e Wagner.

No campeonato que é considerado o mais romântico e charmoso do país, o Cariocão, os quatro grandes novamente devem decidir. Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco, porém não terão a vida tão fácil como em 2008. A fórmula de 16 equipes foi mantida, porém diferente do ano passado, os considerados pequenos poderão receber os grandes em casa, aí tudo pode acontecer. O destaque é o retorno do Bangu à primeira divisão e o América ficando de fora. Como se prepararam os grandes?

Flamengo: A equipe rubro-negra, time que teve o ataque mais positivo no brasileirão de 2008, manteve a base e busca o inédito penta-tri campeonato. Nomes importantes que chegam é o do meia Zé Roberto que esteve no Schalke 04, da Alemanha e o de Cuca, que espera finalmente começar a ser um vencedor.


Botafogo: O fogão mudou completamente. Bebeto de Freitas não é mais o presidente. Ídolos como Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio, Jorge Henrique e outros nomes como Renato Silva, Triguinho e Gil foram dispensados. Quem chega para suprir e cumprir a difícil missão é Reinaldo, ex Flamengo e São Paulo e que estava no JEF United da China, Maicosuel e o zagueiro Juninho.

Fluminense: O Flu que assim como Flamengo, busca o caneco de n° 31, perdeu a espinha dorsal. Deixaram a equipe Thiago Silva, Ygor, Arouca, Washington, Junior César, Roger, entre outros. Mas a diretoria aposta em Jaílton, Diguinho, nos laterais Leandro, Marquinho, nos meias Leandro Bomfim e Leandro Domingues, além do atacante Leandro Amaral para fazer um 2009 melhor que 2008.

Vasco: O time da colina em 2009 será totalmente diferente do time rebaixado no último Brasileiro. Assim como fez o Corinthians quando caiu, o time está completamente reformulado. Peças chaves como Madson e Leandro Amaral, deixaram a equipe. Para fazer história no cruzmaltino chegaram Paulo Sérgio, Fernandinho, Léo Lima e o grande nome da equipe, o questionável meia Carlos Alberto. A missão principal da equipe, que será dirigida por Dorival Junior, é o de conquistar o título da Série B, e voltar forte em 2010.

Finalmente chegamos no campeonato mais rico e equilibrado do país. O Paulistão contará com 20 equipes e no mesmo formato de 2008. Pontos corridos, e os quatro melhores passam as semifinais e depois os dois melhores fazem a final. O equilíbrio não estará concentrado apenas nos considerados grandes. Santo André e Barueri, por exemplo, querem provar que a vaga conquistada para a elite do futebol em 2009 não foi mero acaso. Vamos as equipes:

Palmeiras: O atual campeão está com problemas. A equipe perdeu jogadores importantes nesse ano. Saíram os laterais Elder Granja e Leandro, os atacantes Kleber e Alex Mineiro, os meias Maicossuel e Léo Lima, sem falar em nomes de reposições como Denílson e Valmir. Lembra muito o caminho pensando pelo Santos no ano passado. O resultado foi quase a queda para a segundona. Mas o experiente em campeonatos paulistas, Vanderelei Luxemburgo, por outro lado, manteve Diego Souza e Lenny, e contará com incógnitas como Marquinhos e Willians, que vieram do Vitória, Cleiton Xavier, ex Figueirense e a quase certa contratação de Keirrison, destaque do Coxa em 2008. A meta inicial do Verdão será o de entrar na fase de grupos da Libertadores.

Santos: O Peixe manteve a base da equipe de 2008, mas também se reforçou. A grande esperança da equipe além do artilheiro Kleber Pereira, estará nos pés do novo camisa 10, Lúcio Flávio, nos meias Bolaños, ex LDU, Madson e no atacante Roni. Os laterais Luizinho, ex Flamengo e Triguinho, em Botafogo, também vestirão a tradicional camisa alvinegra.

São Paulo: O tricolor do Morumbi se reformulou bastante para brilhar no ano. O atual campeão do Brasil, irá contar com Washington, Arouca, Wágner Diniz, Junior César e Renato Silva para continuar vencendo. A principal missão no ano, será a busca do Tetra na Libertadores. Penso que o erro da comissão técnica foi o de colocar isso como obrigação. Quem joga no São Paulo sabe que o clube sempre busca esse título.
Corinthians: Finalmente chegamos ao maior vencedor de campeonatos Paulista. O Timão trouxe o fenômeno para ser fenomenal no ano. Mano Menezes quer a Copa do Brasil e o Brasileirão para que em 2010, possa quem sabe presentear a massa com o inédito título da Libertadores. Mas calma corinthiano, um passo de cada vez. Túlio, Jean, Jorge Henrique, Souza e Sérgio Scudero também chegam para reforçar a equipe.

Bom campeonato a todos e até os próximos capítulos.

2 comentários:

  1. fala ai galera do EA! Fiquei muito feliz em saber que vcs voltaram. Feliz 2009. Esses regionais servem para um laboratorio para os torneios mais importanntes como Copa do Brasil, libertadores e Brasileirao.

    abs,
    Paulo Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Grande texto Curty. Bom tê-los de volta...estava com saudades.

    Vamos ver o que rola nesses estaduais...

    abração,
    Luis

    ResponderExcluir