sábado, 8 de maio de 2010

LUTA ACIRRADA NO BRASIL - Por Rodrigo Curty

E o Brasil finalmente conheceu os seus últimos campeões regionais em 2010.

Mas, independente dos campeões, das comemorações merecidas, o que a torcida brasileira mais espera neste momento é o início do Campeonato mais equilibrado do planeta. Trata-se do Brasileirão, Séries A e B. E sem desmerecer, hoje falarei apenas dos times presentes na elite, e que começam a se enfrentar neste sábado com três partidas:

Botafogo x Santos – Engenhão
Atlético-GO x Grêmio – Serra Dourada
Palmeiras x Vitória – Palestra Itália

O formato continua o mesmo. Ao todo serão 38 rodadas, em partidas de ida e volta, e aquele que somar o maior número de pontos leva a taça para a sala de troféus.

Na edição 2010, as surpresas ficam por conta da presença de três novas equipes que subiram no ano passado. Ceará, Atlético GO e Guarani. Eles se juntam ao Vasco da Gama que busca não ser apenas mais um coadjuvante no ano.

O seu rival Flamengo, atual campeão que segue na Libertadores após vitória sobre o Corinthians quer provar que o título do ano passado não veio por acaso, mas a equipe tem que voltar a se unir. O Timão, por sua vez, apesar das dificuldades que encontrará pelo caminho quer terminar bem o ano de seu Centenário.

É bom ficar de olho em equipes como o Fluminense que mesmo não sendo a máquina tricolor que o torcedor espera, terá o comando do experiente treinador em pontos corridos, Muricy Ramalho. Já o Palmeiras terá o objetivo de provar que o tropeço na reta final no ano passado, e a eliminação da Copa do Brasil foi realmente um acidente de percurso. Penso apenas que o comandante deveria ser outro.

No Rio Grande do Sul Grêmio e Internacional que brigam em outras competições como Copa do Brasil e Libertadores acreditam que possam acabar de vez com a hegemonia do eixo Rio – São Paulo. O mesmo dá pra se dizer da dupla mineira formada por Cruzeiro que segue forte na Libertadores e o Atlético que tem no comando o maior vencedor do torneio, com cinco conquistas. Ambos possuem elenco pra disputa de longa duração.

Nas outras equipes do país destaque para o Avaí que se reformulou e aposta no seu estádio, a Ressacada pra pelo menos se manter na elite em 2011, para o Botafogo que imagino, precisa de reforços mais conta com o experiente Joel Santana no comando.
Outro que deve surpreender é o Prudente, ex Barueri. Já Goiás que terá Emerson Leão deve apenas ficar na parte intermediária, assim como o Atlético PR e Vitória.

É aguardar pra ver o que acontece neste que é um campeonato que sempre trás surpresas, seja pelo calendário ou na janela de transferência. Boa sorte a todos e até a próxima!!

6 comentários:

  1. Brasileirão promete fortes emoções. Aposto no bicampeonato do Flamengo ou título pra alguém do eixo fora RJ-SP.

    abs,
    Edu

    ResponderExcluir
  2. Vejo bastante equilibrio e muitas mudanças após a Copa. Deveremos ter surpresas neste primeiro turno e decepções no segundo.

    abs,
    Jorge

    ResponderExcluir
  3. Acredito no Cruzeiro e no Grêmio neste ano, mas não me surpreenderei se pintar um Santos, Inter ou Fluminense.

    Leandro

    ResponderExcluir
  4. Estava com saudades do Brasileirão!Campeonato mais longo do que deveria, mas que faz a emoção estar presente a cada rodada.

    abraço,
    Bernardo

    ResponderExcluir
  5. O bicho vai pegar neste brasileiro. Muitas surpresas estão por vir. Sem dúvida a luta será acirrada.

    Vai Curinthia

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Depois da ressaca na Libertadores, o Corinthians precisa agora é esquecer o passado e colocar mais foco em vitórias, pois somente dessa forma ganhará a confiança de sua torcida novamente. Segundo o técnico Mano Menezes, precisamos agora é contar com muitas vitórias. A meu ver, é melhor pensar assim, mas o técnico tem de fazer suas substituições para ganhar e não como fez no jogo contra o Rubro Negro em tirar o Elias, que estava tendo uma ótima atuação.
    Acredito que o Fenômeno ou "Redômeno" esteja também motivado, pois em entrevista concedida após a vitóriade estréia do Campeonato Brasileiro sobre o Atlético-PR por 2x1 foi de bom tamanho, já que começar com 3 pontos são sempre importantes.
    Boa sorte para nós Corinthianos dessa vez.

    Marcos Viana Curty

    ResponderExcluir