terça-feira, 6 de julho de 2010

UM É POUCO, DOIS É BOM E TRÊS É DEMAIS - Por Rodrigo Curty

A Copa da África do Sul segue surpreendendo o Mundo. Hoje na primeira semifinal entre Uruguai e Holanda, mas uma vez podemos ver a tradição sendo batida pela afirmação. De quebra pela primeira vez na história um país europeu será campeão fora de seu continente. E a sequência intercalada que durava desde a Copa de 1962, quando uma Copa dava sulamericano, na outra um país europeu foi quebrada.
Hoje, a Holanda entrou favorita, pois eliminou a Seleção Brasileira. Já a Celeste mesmo desfalcada de importantes jogadores confiava na garra, determinação e na superação para tentar o tri-mundial.
A partida foi digna de uma decisão. A laranja começou com mais posse de bola, serena e com a frieza de sempre. Foi assim que abriu o placar com um golaço de seu capitão Van Bronckhorst. Depois, curiosamente a posse de bola se equilibrou e o Uruguai que já finalizava mais, através de seu capitão Diego Forlán chegou ao empate também com um belo gol, apesar da falha do gigante Stekelenburg.
Na segunda etapa a moral uruguaia esteve melhor até a metade, mas a diferença técnica holandesa fez toda a diferença. Sumido, Wesley Sneijder apareceu e marcou um gol de categoria. Os ânimos dos sulamericanos apagou, e pouco depois Kuyt pela lado esquerdo, cruzou bela bola na cabeça careca de Robben, 3x1 e vaga praticamente garantida. Detalhe curioso é que os três gols tiveram a participação da trave.
Garantia esta que quase foi por água abaixo. O Uruguai não se entregou, e mesmo sem Forlán que saiu desgastado conseguiu diminuir a diferença no final, e por pouco não chegou ao empate nos últimos segundos dos acréscimos. Sem dúvida, o Uruguai valorizou demais a passagem dos europeus.
A Holanda chega a sua terceira final na história dos mundiais e com 100% de aproveitamento. A torcida espera que desta vez o título não fique no quase. Será que pinta uma revanche de 74?
Amanhã saberemos quem será o outro finalista. Alemanha ou Espanha. Faça a sua aposta.
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário