quarta-feira, 23 de agosto de 2017

RUEDA INVENTA A RODA - Por Rodrigo Curty

E mais uma vez a Copa do Brasil será decidida entre Flamengo e Cruzeiro. Os dois times eliminaram Botafogo e Grêmio, respectivamente. Mano Menezes viu seu time ser mais competente, após vencer por 1x0 no tempo normal e avançar nas cobranças de penalidade máxima. Parabéns à Raposa.
Já o Flamengo, queiram ou não é outro nas mãos de Reinaldo Rueda. O treinador colombiano faz da equipe o que Zé Ricardo com um elenco menos qualificado conseguiu em 2016, ou seja, um time  bem defensivamente e ofensivamente.
É muito cedo para afirmar que o rubro-negro terá sucesso, afinal sem trocadilhos, Rueda troca a roda do carro em movimento. Errar nessa fase atual não é permitido. O elenco precisa de uma vez por todas entender que é forte e que precisa dar conta do recado.
A classificação hoje deve ser muito comemorada. O Botafogo é um time que ao meu ver joga um futebol interessante e objetivo. Espera por erros do adversário, joga com paciência e tem comando técnico. A questão é que Rueda conhece e muito o futebol. Em pouquíssimo tempo transformou o Flamengo em uma equipe competitiva e acima de tudo segura. O time não leva mais aqueles gols bobos nas costas dos laterais. O meio-campo e ataque está mais "longe", valoriza os passes com objetivos e se recompõe quando é necessário. Não existe afobação dos jogadores e cada um sabe exatamente a sua função. 
A grande missão de Rueda, além de conquistar títulos é encontrar a formação ideal sem que isso cause rumores, vaidades e divisões no plantel. O Flamengo vence com os onze em campo e o que se vê é os que ficam de opção vibrarem juntos. E olha que infelizmente Diego Alves, Rhodolfo, Éverton Ribeiro e Geovânio não podem jogar à Copa do Brasil. 
Desta maneira, quem não gostaria de ter um banco opções como essas na temporada? Trauco, Rômulo, Vinicius Júnior, Mancuello, Paquetá, Vizeu e até mesmo Conca quem nem no banco fica devem ser respeitados. Outros antes titulares também, como Márcio Araújo, Rafael Vaz, Renê, e por aí vai. todos têm o respeito do comandante, resta saber se voltarão a jogar tão cedo.
Hoje ficou claro o time de formação que Rueda implantará, inclusive no Brasileirão, exceção ao meu ver no gol. A zaga sem dúvida nenhuma deve ser Juan e mais um - Prefiro ao lado de Rhodolfo. As laterais com a improvisação de Pará na esquerda, nos dá uma impressão que o peruano Trauco foi "queimado" pela atuação contra o Atlético MG. O setor de meio finalmente voltou a render o esperado pela torcida - Cuèllar e Arão com Diego na armação e recomposição. O trio na frente com Berrío, Guerrero e Éverton tem velocidade e opções de troca de posições. 
O título é questão de tempo, assim como a tão sonhada alegria que o torcedor rubro-negro merece. Olho no Flamengo porque está "cheirando" uma ponta de "inveja" com o que  esse "gringo" causará à classe dos treinadores brasileiros.
A final da Copa do Brasil não há favoritismo. Será dois grandes duelos. Equipes experientes que contam com comandantes vitoriosos e que estão ansiosos por títulos. Infelizmente somente um será o vencedor. 
Faça a sua aposta e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário