quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

QUAL O TIME QUE PODE PARAR O PALMEIRAS - Por Rodrigo Curty

E o torcedor do Palmeiras não esquecerá jamais o que viu acontecer no estádio do Independiente, o chamado “Libertadores da América”. A partida que abriu a primeira semifinal da temporada 2020, entre o poderoso River Plate e o time brasileiro surpreendeu.
Sim, nem os mais otimistas palestrinos poderiam esperar tamanha superioridade sobre o 'millonarios', uma equipe que nas últimas seis edições, conseguiu chegar em cinco semifinais, sendo finalista em três e campeão em duas.  
O futebol tem dessas coisas. E como sempre costumo dizer – “o futebol é competência”, e isso doa a quem doer, o Palmeiras tem mostrado de sobra nas três competições que disputa. O time de Abel Ferreira é uma equipe que sabe sofrer e matar o jogo na hora que tem a chance.
E diferente de muitos que mudam de opinião, de acordo com o que se vê, eu mantenho a minha sobre o time paulista. E podem falar o que quiserem, sobre o longo período invicto, sobre ter a melhor defesa, um ataque avassalador e melhor da competição e etc. Acho uma equipe comum, porém, que conta com uma interessante espinha dorsal e é extremamente competitiva, cirúrgica e fria. Fora isso, é também muito bem comandada pelo seu treinador português, Abel Ferreira, que tem e muito o elenco na mão.
Se voltarmos um pouco no tempo e analisarmos como foi a primeira partida contra o Libertad (Par) e recentemente contra o América MG e Red Bull Bragantino, acredito que alguns irão concordar. Outros dirão que é porque o time tem muita sorte, eu prefiro dizer que sim, tem sorte, e essa acompanha os competentes e os trabalhadores. O Palmeiras sabe o que quer, o que tem de material humano e joga como tem que jogar contra os adversários em questão. Por isso, merece estar aonde está, simples assim.
E sim, valorizo os esquemas que são montados com o que se tem na mão, mesmo esses, quase sempre com o mesmo repertório de jogadas. E isso Abel Ferreira faz e muito bem. A zaga é muito bem postada, liderada por Weverton, que quando exigido dá conta do recado, do zagueiro e capitão, o excelente Gustavo Gómez, do coringa e revelação Gabriel Menino, que sem deixar a fama subir na cabeça é um jogador ‘grande” e que parece um veterano.
As alternativas no meio-campo, no caso da vitória contra os argentinos, onde se viu novamente, a obediência tática de Patrick de Paula e Danilo, além da saída de bola de Gustavo Scarpa e trocas rápidas de passes para que a bola chegasse no “matador” Luiz Adriano e no dedicado Rony. É ou não é para enaltecer o trabalho?
E olha que o esperado para o primeiro duelo da semifinal era uma derrota, mesmo que magra para trazer esperança de classificação na partida de volta. Sim, o Palmeiras era questionado por ainda não ter batido de frente com uma “equipe de verdade”. A prova foi essa. No começo dois sustos e parou por aí. Depois um jogo de domínio brasileiro. A torcida que canta e vibra segue empolgada.
E mesmo assim vão diminuir a vitória de 3x0, que poderia ter sido 4 ou 5. É bem verdade que o River Plate valorizou mais o “Superclássico” contra o Boca Jr no sábado e, que sinceramente foi um grande erro de planejamento, já que ficou nítido o desgaste da equipe. Cada um com os seus problemas. Futebol não é soberba e sim respeito. O Palmeiras aproveitou bem esse período de paralização para trabalhar táticas e recuperar jogadores desgastados. O resultado apareceu.
Faça a sua aposta. Mesmo o futebol nos mostrando surpresas, eu vejo até um River diferente na partida de volta. E sim, tem capacidade de fazer os mesmos três ou mais gols no Allianz? Claro, só que um time que já faz a melhor campanha de equipes brasileiras na competição e que têm a melhor defesa com apenas 4 gols levados aumenta o desafio. Assim, para o Palmeiras é ter tranquilidade e os pés no chão para embarcar para a grande decisão no Maracanã, no dia 30 de janeiro contra Santos ou Boca Jrs, que disputam a primeira partida hoje.
No retrospecto, agora o duelo mostra 13 jogos, sendo, quatro vitórias do Palmeiras contra três do River Plate e seis empates.
Parabéns ao Palestra e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário