segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SEGUNDO TURNO QUE DECIDE - Por Rodrigo Curty

E a primeira fase do Brasileirão, Série A chegou ao seu final. É bem verdade que Corinthians, Santos, Vasco e Internacional ainda têm direito a uma partida, uma vez que tiveram jogos adiados. Isso para os quatro é excelente, pois nenhum deles está em risco, muito pelo contrário podem subir ainda mais na tabela de classificação.
Esta primeira fase, porém somente será válida para aqueles que não acharem que o camponato continuará da mesma forma no segundo turno ou que ainda dá tempo de ajustes. Já passou o tempo em que os pontos corridos valorizam apenas os grandes. Hoje, talvez fazer a lição de casa seja fator principal para a permanência na Elite.
Quando eu falo fazer a lição de casa, eu quero dizer que vitória em casa é primordial para novas ambições. Por exemplo, hoje o líder é o Fluminense. O tricolor possui um ponto e um jogo a mais que o Timão. Em casa, nas três últimas partidas amargou três empates. A gordura foi queimada antes da hora? Outros grandes como Cruzeiro, Internacional, por sua vez não param mais de vencer. O Santos está quatro partidas sem perder, o Botafogo vacilou novamente em casa, desta vez para o Grêmio, que chegou ao heróico empate de 2x2. Estes pontos podem fazer falta lá na frente.
Outras equipes como São Paulo, Grêmio, Vasco voltaram a vencer. O primeiro vem de duas vitórias seguidas, sendo a de ontem por 3x2 contra o Atlético MG de forma maiúscula. Mas já falar em título é um exagero. Calma são-paulino, alcançar uma Libertadores já estará muito bom, considerando o que se passa no clube. O segundo passa também por altos e baixos, mas promete arrancada e confia em Jonas, o salvador para que isso ocorra. O terceiro come pelas beiradas e se fizer a lição de casa e vencer jogos importantes fora como o de sábado contra o Ceará pode chegar mais longe do que imaginam.
E os tradicionais Flamengo, Palmeiras e Atlético MG? O primeiro até que jogou bem contra o Peixe, mas a fase não ajuda e agora sem o Maraca, a tendência é alerta vermelho ligado constantemente. O segundo é um mistério. O Verdão é capaz de um grande segundo tempo contra o Flu fora e uma tenebrosa e covarde exibição contra o Cruzeiro. O time de Felipão vencia por 2x0, e cedeu a virada. Abre o olho palmeirense. O Galo tem o tal projeto Luxemburgo. Seria este projeto para 2012? Sim, pois deste jeito a tendência será a queda neste ano.
Mas calma torcedor, como já disse em outra ocasião, imagino que o campeonato apenas se definirá após o término deste mês de Setembro. Até lá surpresas como Atlético PR que não perdi há cinco rodadas e já sonha com Libertadores pode voltar a cair e tradicionais a incomodarem os considerados favoritos.
Viva o nacional mais equilibrado do Mundo.
Até a próxima!!

7 comentários:

  1. O meu tricolor paulista vai arrepiar no segundo turno e calar mais uma vez os críticos e invejosos.

    abraço,
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Pode sonha são-paulino querendo ou não neste centenário seremos campeões.

    Rui

    ResponderExcluir
  3. O segundo turno será repleto de surpresas. Vejo Cruzeiro e Inter como favoritos.

    abs,
    Alberto

    ResponderExcluir
  4. Times como Galo, Grêmio, Flamengo vão subir na tabela e Vasco, Palmeiras e São Paulo ficarão na rebeira.

    abraço,
    Claudio

    ResponderExcluir
  5. Acredito na recuperação do Palmeiras, Galo e Flamengo. Podem apostar. Será difícil o título, mas Libertadores ainda é possível.

    abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  6. Os times de baixo subirão, os do meio descerão e os primeiros se alternarão, assim será o segundo turno.

    abraço,
    Marcos

    ResponderExcluir
  7. O Internacional vai levar o caneco. Vai ganhar inclusive o mundial.

    abraço,
    Julio

    ResponderExcluir