segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A CULPA ERA DE ZÉ RICARDO - Por Rodrigo Curty

Foto:LANCEPress
E mais um a vez o time do Flamengo decepcionou seus torcedores. Longe de não valorizar a vitória do Botafogo de Jair Ventura, o problema é entender porque sempre restam desculpas para os tropeços. A comparação de elenco passa longe. Um time de estrelas contra um considerado de "refugos" e que ao mesmo tempo se estivessem em clubes midiáticos, seriam mais valorizados. O Glorioso, pelo que tem merece respeito e aplauso.
Definitivamente a gestão Bandeira de Mello vai muito bem na parte administrativa, jurídica e planejamento visando o bem do clube, principalmente no quesito cofres, o problema é que segue péssimo para a sala de troféus. É importante que os envolvidos entendam de uma vez por todas que esse clube vive ou que deveria viver mais de títulos. 
A semana era vista com bons olhos pelo fanático torcedor, que diga-se de passagem foi questionado, polemizado de na primeira final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, em pleno Maracanã, de estar calada. Ora, independente de Flamengo, tudo leva a crer que a tendência é de termos nos estádios ou melhor na Arenas, apenas os que são providos de dinheiro ou que, de forma sem muita explicação, guarda aquele "dinheiro" do mês para ver o seu time de coração de perto. E que dinheiro com tantos jogos rolando no mês.
Assim, o "povão", o verdadeiro torcedor que canta os 90', que chora, sorri, empurra e que jamais deixa de estar junto se afasta cada vez mais, seja pelos preços, seja pela violência ou simplesmente pelo péssimo nível técnico e estrutura do nosso futebol.
No caso do Flamengo, o torcedor cansou de ver sua equipe ser considerada uma "potência" e na hora da verdade, ainda deve se contentar com os tropeços. A quem diga que a culpa era de Zé Ricardo e que com Rueda tudo será diferente. Finalmente chegou um "cara" que conhece como fazer a máquina girar para o caminho esperado da glória.
Confesso que vi sim melhoras na equipe, pelo menos no quesito diminuição de espaço, concentração e uso da bola a favor. Por outro lado, a metodologia de jogar com pontas avançados, a falta de jogadas trabalhadas, seja ela no contra-ataque ou nas bolas paradas, a quantidade de jogadores de nome que não conseguem dar "liga", entre outras coisas, ainda irrita e muito a maioria.
Zé Ricardo deixou a herança para Rueda e pode ser pelo fato de ainda não conhecer completamente o grupo, o que é de se entender, pelo pouco tempo e devido tanta competição ao mesmo tempo, o mesmo faz de seu time, um "bando" sem vibração e sem muitas mudanças táticas e técnicas. 
É claro que deve ser bem complicado administrar um elenco tão valioso e repleto de peças que deveria ser titular. Fora isso, o planejamento de quem joga esse ou outro torneio também ajuda na falta de identidade. Parece não haver critério e sim direcionamentos.
O problema é que do jeito que está não pode ficar. É impossível acreditar que não há ninguém que se incomode com a falta de utilização de jogadores como Mancuello e Conca. Nada contra Gabriel e Matheus Sávio, mas arrisco novamente em dizer que não tem critério para que ambos joguem esporadicamente. Tem muita coisa estranha no ar. Aliás, os garotos da base deveriam ser mais utilizados. A identidade do clube está indo para os ares. Senão como você explica o time que perdeu para o Botafogo com nomes como Diego Alves, Rhodolfo, Rômulo, Éverton Ribeiro, Cuellàr, Geovânio, Guerrero, etc tropeçarem da forma que se viu? É inaceitável ver um elenco considerado alternativo e que sem dúvida é um timaço melhor que quase todos da série A, não render o esperado
Ainda penso que o Flamengo para voltar a vencer precisará de uma vez por todas ter "cara, alma e coração" de Flamengo. Pode até ser que não falte raça e vontade, porém falta ousadia, coragem de jogadores potenciais em chamar o jogo, ir para cima do adversário e decidir. Falta aquele chute de fora da área, aquela garra em querer ganhar a qualquer custo. Isso não se vê.
Agora é esperar a continuidade do "tic-tac" impregnado na equipe que joga pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana contra a Chapecoense. Se passar, ainda terá muitas batalhas para levantar um torneio internacional, que cada vez mais mancha a história do clube com tantos fracassos. Será que dá para acreditar? Sinceramente, eu penso que desse jeito que está ainda não, assim não só ela, mas também a Copa do Brasil será perdida e a vaga para Libertadores no ano que vem, se vier, será na preocupante repescagem.  
Faça a sua aposta, de certo mesmo é que doa a quem doer, a torcida rubro-negra estará presente com o time aonde este estiver.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário