quinta-feira, 19 de outubro de 2017

MESMO DESESPERADO, SÃO PAULO NÃO VAI À B - Por Rodrigo Curty

O campeonato brasileiro está em sua fase final. Restam para as equipes que jogaram na noite da última quarta-feira, apenas nove partidas. O momento de várias equipes se equivale. A diferença de pontos do primeiro que cairia hoje, no caso a Ponte Preta (com um jogo a menos) para o 10º colocado, no caso o Fluminense, após a vitória sobre o São Paulo por 3x1 é de apenas seis pontos.
É claro que para os torcedores das equipes que a cada rodada respiram e mal conseguem se manter fora do Z4 é um fator para se preocupar.
O São Paulo, por exemplo não consegue manter a sua regularidade e hoje pode retornar a tenebrosa zona, caso a Macaca vença o Palmeiras, o Vitória o Atlético PR e o Sport o Santos. 
Mesmo assim, com todo respeito aos outros que também brigam pela permanência como Coritiba, Avaí, Atlético GO e equipes acima do tricolor como o tricolor carioca, o baiano, a Chapecoense e os Atléticos MG e PR, ainda acredito que a tabela e o fator casa possa ajudar o time do Morumbi, mesmo atuando no Pacaembu, com exceção à última rodada, quando volta ao Cícero Pompeu de Toledo.
Restam nove partidas e destas, o time comandado pelo técnico Dorival Jr receberá Flamengo e Santos na sequência, Chapecoense, Botafogo e o Bahia. Saíra para encarar Atlético GO, Vasco, Grêmio e o Coritiba. 
Ora, é claro que são confrontos difíceis, uma vez que todos brigam por algo, ou a Libertadores ou pela elite. Além disso tem os confrontos diretos. Só que aí, a camisa deve pesar. Arrisco dizer que o São Paulo some destes 27 pontos restantes, no mínimo 17. Se assim for, com os atuais 34, terminaria com 51 pontos e muito acima do imaginado 46 da sobrevivência. 
Agora alguns fatores devem ser analisados com muita atenção. A questão de levar para dentro do vestiário ou a estigma de que time grande não cai e que os outros não farão à lição de casa é um perigo. Nunca a competição esteve tão parelha da parte intermediária até a degola. 
A cada rodada tudo muda, o que torna impossível fazer prognósticos, ainda mais, quando ocorre o que ninguém imagina, que é a derrota de desesperados jogando em casa. Uma prova disso, por exemplo é o Avaí e o Vitória - o segundo então é um mistério. Vai muito bem contra os favoritos fora de casa e em seus domínios não sabe o que é vencer. 
Podem me cobrar, vejo o São Paulo se salvando não pelo futebol apresentado, o que convenhamos é muito aquém de suas tradições, e sim, pelo fator casa, afinal, mesmo indo mal, consegue tirar da cartola, os gols e consequentemente as viradas inesperadas. As duas próximas partidas seguidas em casa, ou melhor no Pacaembu será determinante para o emocional e sua permanência.
É aguardar para ver. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário