quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ERGUER OU NÃO A MURALHA - Por Rodrigo Curty

E amanhã será o dia da primeira final da Copa do Brasil. Flamengo e Cruzeiro decidem quem garantirá a primeira vaga para à próxima Libertadores.
O Maracanã será o palco da primeira batalha e estará lotado de uma massa rubro-negra empurrando, torcendo e na expectativa de um resultado positivo. Do outro lado, aproximadamente cinco mil cruzeirenses torcerão por um bom resultado para a volta no dia 27/09, no Mineirão.
Como se não bastasse os ingredientes favoráveis para uma bela decisão, visto que o time carioca eliminou equipes como Santos e Botafogo e a equipe mineira tirou do caminho São Paulo, Palmeiras e Grêmio, resta a dúvida, de quem sentirá mais falta dos jogadores impossibilitados de entrar em campo.
Reinaldo Rueda não pode contar com Diego Alves, Éverton Ribeiro e Geovânio. Nessa primeira partida também não terá Guerrero suspenso e Felipe Vizeu machucado. Do lado de Mano Menezes, o principal desfalque será o atacante Sassá. Coisas do belo regulamento brasileiro. Quem perde é o espetáculo.
De qualquer maneira, ambas as equipes contam com bons jogadores que têm tudo para abrilhantar à decisão. Esse é o típico duelo que um erro poderá ser fatal. Quem joga em casa deve ir para frente com tudo ou deve esperar? O visitante deve esperar ou tentar usar o fator torcida contra ao seu favor? Enfim, é importante lembrar que no caso do Cruzeiro, um gol fora de casa pode valer muito. No Flamengo, o controle emocional e a busca pelo placar positivo, seja ele qual for também.
E por falar em fator emocional, essa parada no calendário amenizou, porém não apagou o passado e momento ruim que vive o goleiro Alex Muralha. Essa uma dor de cabeça para Rueda. O que deve fazer o treinador? Erguer a Muralha ou mantê-la sob cuidados? Difícil a decisão, mesmo que digam que o grupo está unido pelo companheiro. Que todos jogarão, independente de quem assuma o gol. No caso do protagonista, penso que, por mais que tenha maturidade, tenha assimilado as críticas feitas pelo tabloide Extra e não se assuste com a torcida sem paciência, o certo, talvez fosse pedir para que Thiago assumisse o gol. Só que você no lugar dele, como profissional, faria isso? Ora, em muitos casos, nesse momento é que se mostra o nosso valor. 
A questão é que praticamente podemos afirmar que a cabeça de Alex não deve estar boa. A insegurança é nítida e mais forte que a experiência. Imagine você, se Rueda decidir por ele amanhã, e sinceramente, arrisco dizer que assim será, a torcida ao ver seu nome na escalação, provavelmente terá vontade de vaiar, xingar e só não fará porque não é burra a esse ponto. Do lado dos comandados de Mano, a certeza será a confiança em arriscar ainda mais em busca do gol e se aproveitar do emocional do arqueiro. 
Faça a sua aposta. Se Muralha jogar, poderá escrever um capítulo positivo se reinar no gol. Se falhar, dificilmente voltará a vestir a camisa rubro-negra. Que tensão rodeando essa decisão. Vale ressaltar que Rueda sabe o que faz. Mesmo com pouco tempo à frente do Flamengo, conhece o que tem em mãos. Fora isso, ele tem o seu padrão de jogo definido. O de toque de bola, espaços longos entre os jogadores, composições táticas e uma força defensiva, que seja lá qual for o goleiro, a bola pode nem chegar como foi contra o Botafogo, mesmo sendo a Raposa um belo time ofensivamente. 
É aguardar para ver! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário