segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

ADEUS BRASILEIRÃO - Por Rodrigo Curty

E lá se foi mais um campeonato brasileiro, série A. Foram 38 rodadas de muita emoção, lambanças, surpresas e decepções.
O campeão foi o Corinthians com nove pontos de diferença para o segundo colocado Palmeiras. E o Timão entrou na competição como um azarão, principalmente por não ter no elenco, o que o time palestrino, Flamengo e Atlético MG, por exemplo tinham no papel. Por outro lado, mais uma vez ficou provado que um clube para ser o campeão deve ter um ótimo planejamento, união e principalmente ser um time e não um conglomerado de atletas, que muitas das vezes jogam apenas com o nome.
Santos e Grêmio fecharam o G4.
O torneio ficou aquém das expectativas no que diz respeito a técnica. Só que em emoção, sobrou até a última rodada. Quem imaginava que o Botafogo perdesse a vaga à Libertadores, dependendo apenas de suas forças em casa? E a Chapecoense se reconstruindo de maneira fantástica?  
Na parte da degola, em segundos, tivemos alternâncias de quem iria para à série B em 2018. Ora Vitória, ora Coritiba, ora Sport, ora Avaí. No fim literalmente, o principal protagonista desse maravilhoso esporte - o GOL definiu os últimos rebaixados Coxa Branca e Avaí para alívio do rubro-negro pernambucano e baiano. E olha que diferente de outros anos, apenas 43 pontos foram suficiente para se salvar em 16º colocado.
Já para os que buscavam uma vaga na Libertadores, o coração também trabalhou bem. Com a brecha de termos a possibilidade de nove equipes participantes, quem sorriu no fim além da Chape foram o Flamengo, o Vasco e o Atlético MG - calma lá, esse, desde que o rubro-negro carioca levante a taça da Copa Sul-Americana.  
Por pouco, quem diria o São Paulo não seria essa equipe a sonhar com a última vaga. Aqui a prova de que o campeonato é muito equilibrado. Um time que há quatro rodadas lutava para não cair, chegando à glória. Na atual conjuntura da competição, provavelmente teremos até a última rodada um time que lutava para não cair, jogando um torneio internacional. Esse o caso do Sport que vai para a Sul-Americana, caso o Flamengo seja o campeão da competição nesse ano.
Então pense comigo, um torneio com 20 equipes, provavelmente no fim, apenas cinco ficarão tristes de verdade, desde que tenhamos sempre uma equipe brasileira levantando as taças internacionais. Nesse ano, os que lamentaram foram: Vitória, Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético GO.  
Em 2018 com a Copa do Mundo pedindo passagem, o calendário apertado, haja emoção e novas surpresas. Faça desde já a sua aposta e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário