quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

CARPEGIANI TEM A ALMA RUBRO-NEGRA - Por Rodrigo Curty

Foto:www.atribuna.com.br
E o ano de 2018 mais uma vez deve ser de expectativa, cobranças e altos e baixos no Flamengo. E isso não será exclusividade, afinal o mesmo ocorrerá com outros grandes do futebol brasileiro. De qualquer maneira, o fato de hoje o rubro-negro ser um dos clubes financeiramente mais saudáveis do país, o resultado esperado é o de títulos e não mais o de "quase" campeão.
O torcedor não aguenta mais as gozações, decepções e erros de planejamento da gestão Eduardo Bandeira de Mello, que apesar de ser excelente no quesito orçamentário, mesmo "torrando" às vezes sem necessidade para dar respostas a Nação, no que diz respeito ao futebol ainda deve e muito, seja pela falta de sorte, pulso ou simplesmente de conhecimento.
O fato é que aparentemente o clube acertará na temporada. No comando técnico, a saída de Rueda, que para muitos foi um alívio e para outros mais um erro e tempo desperdiçado, permitiu que um velho conhecido retornasse à Gávea - Paulo César Carpegiani.
O torcedor mais antigo, aquele de arquibancada, que vendia o almoço para comer à janta, que não parava um segundo sequer de gritar e estava verdadeiramente com o time aonde  esse estivesse, vê com bons olhos. 
Já o torcedor atual, mesmo sendo de outra geração e com tipos de comportamento diferenciado como o de ficar mais preocupado com selfies do que em não ficar rouco, por exemplo, sem dúvida preferiria ver um medalhão no comando da equipe.
Ora, o fato é que mesmo longe de ser um nome de peso, Carpegiani tem o conhecimento, a alma e o desejo de ver o Flamengo voltar a ser respeitado e vitorioso. Em sua primeira passagem, conseguiu o feito que nenhum outro, se quer chegou perto, o de levantar a taça da Libertadores e do Mundial. 
A química pode dar mais certo que a passagem no ano de 2000, no qual durou menos de quatro meses e terminou após a goleada de 5x1 para o rival Vasco e que valeu apenas por ter lançado ao futebol o sensacional Adriano " Imperador". 
Os tempos são outros e para ser campeão, além do planejamento adequado, será necessário uma sinergia e respeito para que cada um faça o seu papel sem interferências. 
Carpegiani é um conhecedor do futebol e mesmo que pareça ultrapassado, com o elenco que terá em mãos, se fizer o "arroz com feijão" pode surpreender bem mais do que conseguiu com o modesto time do Bahia. 
Ainda penso que o treinador será testado no campeonato carioca e em breve seja substituído por um "medalhão" - Cuca deve ser esse nome ao lado de Cuquinha, fazendo com que o treinador gaúcho, assuma  a coordenação técnica. Só o tempo e os resultados irão dizer se estou ou não certo.
E sejamos sinceros, independente do nome à beira do campo, insisto que o planejamento será mais importante que tudo - Basta pegar os exemplos de Palmeiras e Corinthians nos anos anteriores e entender que um time campeão se faz com um "time" e não um "elenco". 
É importante desde já definir quem serão os 11 titulares e os suplentes imediatos, doa a quem doer. E no caso do time carioca, deveria se pensar em um time repleto de garotos mesclado com os que são caros no clube para jogar o carioca e outro para disputar a Libertadores e Brasileirão. 
Ok, vão questionar que assim jamais o Flamengo terá o entrosamento, que na verdade precisa usar os mesmos em tudo que tiver porque ganham para isso. Pelo amor de Deus, é preciso ter inteligência nessa hora e mudar se muito apenas algumas peças. 
Acredito que no carioca dê para usar no máximo quatro titulares e mesmo assim somente nos clássicos. É importante dar "rodagem" ao grupo, caso contrário, acontecerá o que foi visto em 2017, um elenco recheado de peças caras e sem nenhum tipo de ritmo quando tinha a oportunidade de jogar -  Casos de Rhodolfo, Mancuello, Geovânio, Rômulo, etc...
Está mais do que na hora de saber priorizar os torneios e assumir equívocos para não errar mais. Entender o que se tem em mãos ao invés de buscar culpados. Carpegiani pode novamente fazer história, desde que o deixem trabalhar sem vaidades e com liberdade.
É aguardar para ver, qual será o cheiro no final da temporada.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário