sábado, 14 de abril de 2018

BRASILEIRÃO 2018 SERÁ MAIS DO MESMO - Por Rodrigo Curty

E a bola rola hoje para mais uma edição do campeonato brasileiro. E o que se esperar do torneio, que ao meu ver, ainda está bem longe de ser chamado de Brasileirão?
Vai ano e vem ano e sempre a mesma expectativa - Os considerados favoritos nadarão de braçada, enquanto os azarões buscarão pontos importantes para se salvar do rebaixamento.
Ora, o nível técnico dos participantes, sejam eles favoritos ou não é muito semelhante. O principal motivo é a velha mania de querer jogar pelo resultado e não para dar espetáculo. O futebol brasileiro carece e muito de um futebol bonito, envolvente e que justifica o apelido de lugar que se joga o verdadeiro futebol arte. Estamos anos luz disso, afinal, aqui vale mais se preocupar em reclamar de lances polêmicos, do que apresentar um jogo convincente e que faça com que os erros, que acontecerão e muito, se tornem o principal destaque. 
De qualquer forma, vamos ao que interessa. Falar do que podemos esperar dessa temporada. Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Cruzeiro, ao meu ver saem como os favoritos ao título. E não porque jogam o fino da bola, apenas porque já possuem um elenco mais equilibrado e entrosado. 
Se o quarteto souber mesclar o elenco, trabalhar a vaidade e entender o valor das peças à disposição para cada competição, no final do ano, o torcedor irá sorrir. 
Desta maneira, podemos pensar então que o atual campeão brasileiro deva estar nessa lista - Sim, o Corinthians com o seu futebol pragmático e de resultado deve ser respeitado e valorizado, mesmo sem contar com um elenco considerado "forte" e sem as peças importantes do ano passado como Pablo, Guilherme Arana e Jô. As reposições estão aquém do que esse trio fez ano passado, porém o equilíbrio e por já ter um "time" ajudam nessa aposta, apesar que dessa vez, a Libertadores e a Copa do Brasil também serão disputadas.
Já equipes tradicionais como São Paulo, Santos, Atlético MG, Vasco, Fluminense podem surpreender, principalmente jogando em seus domínios.
Outras como Bahia, Atlético PR, Internacional e Botafogo correm por fora, pelo menos por uma vaga na Libertadores.
Percebeu o porque de achar que estou em cima do muro? Teremos muita surpresa na temporada, árbitros prejudicando as equipes, cera, futebol feio e a falta de fair play. Podem anotar e me cobrar se eu estiver errado.
Enquanto isso, a minha torcida é para que chegue logo a Copa, pelo menos para mudar o foco e pensarmos que o mundo não gira em torno do nosso pobre futebol.
Boa sorte aos participantes e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário