segunda-feira, 11 de junho de 2018

FLAMENGO É LÍDER E CONVENCE - Por Rodrigo Curty

Foto: Flaagora.com
E o Brasileirão está apenas no início. Até aqui foram 11 rodadas e com certeza muita coisa deve mudar até o término do torneio em dezembro. 
Só que nesse momento extraordinário do Flamengo, o torcedor rubro-negro acredita que a tendência é que o time evolua ainda mais a cada rodada e torce para não ter que se rebelar  tão cedo de forma negativa.
A empolgação é válida. Depois de ser eliminado precocemente do campeonato carioca, não convencer em algumas partidas da fase de grupos da Libertadores e ver um nome que jamais imaginou que poderia dar certo, tudo mudou.
O fato é que o Flamengo com Maurício Barbieri é outro. É mais coletivo, vibrante, tem mais toque de bola com objetividade e dá entender que o grupo está mais unido, homogêneo e confiante. Conta com lideranças em todas as partes do campo - Diego Alves, Cuèllar, Diego e Everton Ribeiro.
É claro que os mais críticos e exigentes dirão que o Flamengo ainda não foi testado. Que o time só pegou equipes mais fracas e que ainda não teve uma prova de fogo concreta e blá, blá, blá. Ora, de certa maneira, as equipes enfrentadas nessa trajetória brilhante do interino que até aqui em 16 jogos, conseguiu 10 vitórias , cinco empates e apenas uma derrota não foram os considerados mais fortes, só que ao mesmo tempo teve Internacional, Atlético MG, River Plate, Corinthians e Fluminense. E todos tiveram as mesmas "pedreiras" e "molezas", por isso, ele e a campanha do time da Gávea deve ser valorizado.
A parada para a Copa do Mundo poderá ser crucial para o clube. Apesar do ritmo intenso de jogos, os desfalques importantes a cada rodada, a motivação e apoio da massa rubro-negra, continuar era preciso. O time está encaixado e concentrado.
A exclusividade não será apenas do atual líder do certame, depois da partida contra o Palmeiras, na quarta-feira, a volta, principalmente no mês de agosto será determinante para a permanência de Barbieri e a consolidação do rubro-negro nas competições.
O Flamengo terá pela frente adversários respeitados como São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Santos, Sport, Botafogo e Atlético PR. Tudo entre Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Serão nove partidas de tirar o fôlego.  
O plantel será testado de vez e deverá sem muito bem trabalhado. O planejamento deve ser feito de maneira minuciosa para evitar falha de percurso. É preciso se reforçar nas laterais e pelo menos dois homens de frente, sendo um que faça as arrancadas e jogadas hoje realizadas por Vinicius Junior que deve se despedir mesmo em julho. Esse nome ao meu ver não seria de Marlos, Geovânio e Berrio que retorna de longo período de recuperação. Henrique Dourado é uma incógnita e Vizeu estará na Itália -  Lincoln será esse cara? É novo e tem talento, precisará apenas não ter etapas queimadas. 
Barbieri e sua comissão técnica  terão bastante trabalho. A vaidade terá que ser controlada e a humildade mantida. Em breve, Réver e Juan estarão à disposição e resta saber se voltam a titularidade ou se estes entenderão e respeitarão o momento brilhante da zaga atual, que conta apenas com o garoto Léo Duarte como único a não sair. Rhodolfo até se lesionar novamente fez uma bela dupla, e o garoto Thuler mostrou personalidade e quer sim ser titular também. 
É aguardar para ver até quando dura essa alegria em vermelho e preto e se a maturidade, de fato existe para os desafios futuros. Eu acredito, e você?
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário