segunda-feira, 22 de outubro de 2018

FUTEBOL TAMBÉM É UMA PAIXÃO QUE CEGA - Por Rodrigo Curty

E lá se foi mais uma rodada do pobre e "chato" Brasileirão. Para variar, as polêmicas, reclamações e aceitação de erros apenas para o clube que se torce se fez presente.
Ora, todo ano é a mesma coisa. Os erros absurdos que se cometem com esse ou aquele clube, mais para um e menos para outro, desde o início, ganham destaques alarmantes quando o fim do certame se aproxima.
É lamentável ter que avaliar quando o nosso time de coração foi mais prejudicado do que beneficiado pela arbitragem, e pior, ver torcedores se apoiando em deduções ou desculpas para explicar, uma possível perda de título.
O fato é que erros acontecem e sempre ocorrerão, seja por entender que realmente têm uma conspiração, seja por erro humano. É uma pena, seja lá qual for o torcedor, insistir que tudo se trata de uma arquitetura porque uma agremiação tem mais ou menos força que o outro ou porque tem ou não a Globo do lado.
Sinceramente, era melhor nem assistir mais ao futebol, aliás, qualquer modalidade esportiva, porque a cada temporada, o que se vê são comentários do tipo: "Estava na cara que esse time seria campeão" e outros blá-blá-blá.
Nessa rodada, por exemplo, o São Paulo mais uma vez teve uma arbitragem ruim e mesmo jogando mal, se viu prejudicado pelo erro de impedimento que resultou em gol, entre outros lances contra o Atlético PR.
O Vasco teve um pênalti a favor no apagar das luzes contra o Sport e não foi assinalado. Derrota que mantém o time em alerta pela sobrevivência.
Já o Palmeiras venceu o Ceará, em arbitragem confusa e ruim do Sr. André Luiz de Freitas Castro. Para piorar as argumentações na súmula para cada cartão foi no mínimo para colocar o árbitro na "geladeira". Atuação lamentável de todo quinteto.
Agora uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa -  Se a entrada de Bruno Henrique  realmente não foi para cartão amarelo, eu não entendo mais nada de futebol. A do Lucas Lima veio, após falta de Moisés e por ele ter deixado o pé na sequência e não por ter feito várias faltas, afinal, ele não cometeu, absurdo. Já a do lateral Mayke pode ter sido exagerada por retardar o jogo, enfim. 
Só penso que achar que tudo isso foi para tirar o trio do duelo contra o Flamengo, é no mínimo um exagero pelo tamanho e capacidade do clube, que deve ser o campeão desse ano.  
Era melhor ver o torcedor palmeirense já prevendo que o time poderá ser prejudicado por ter sido beneficiado na partida de ida, quando viu, entre outros erros, a não expulsão de Felipe Mello. 
O Flamengo venceu o Paraná e também teve que se contentar com dois erros absurdos de impedimento. A se tivesse tropeçado, hoje estaria falando que é para favorecer o time Palestrino.
Entre as verdades, está o fato da nossa arbitragem e preparo de profissionais serem muito ruins. A profissão não é exclusiva, quem apita ou auxilia, vive de outras fontes de renda. Agora sim, as Federações infelizmente colaboram para favorecimentos de A ou B, só que repito, não é exclusividade de uma única agremiação, logo o choro é livre e também trocado pela risada amarelada em outra oportunidade.
Está mais do que na hora dos clubes se juntarem. Chega de criar ambientes de ódio e conspiratórios. O futebol brasileiro está muito chato, cansativo e anos luz de voltar a ser mais respeitado. 
A minha torcida é para que vença o melhor e que o perdedor saiba que o seu benefício ou prejuízo não foi o que determinou a conquista.
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário