segunda-feira, 8 de julho de 2019

BRASIL CAMPEÃO E SUAS RENOVAÇÕES - Por Rodrigo Curty


E o final da Copa América foi o que a maioria dos brasileiros esperava ou que pelo menos cobrava, a Seleção Brasileira levantando a taça.
Independente de um futebol pragmático como já é de costume, de nível técnico não somente do Brasil e sim, também dos participantes, que foi abaixo do esperado, de polêmicas e falta de gols, o fato é que valeu pela conquista, certo? 
Ora, não posso falar pelos outros, logo falo por mim. Há tempos que não me encanto pela Seleção Brasileira. A Seleção hoje só é lembrada em torneios e não mais em sua preparação para os mesmos. é uma empolgação momentânea e sem nexo, uma vez que é nítida a falta de coerência nas convocações e ausência de jogadores que atuam no país. Falta a tão desejada identidade.
E olha que essa é no futebol esperado e na equipe que veste a amarelinha. O grande ídolo do Brasil até antes do título era Neymar, que após mais uma polêmica em sua vida pessoal, deixou de ser herói para ser o vilão da vez. Quis o destino que isso viesse a acontecer em tempos de cobranças. Se a Copa de 2014 ainda não sai da cabeça, a da Rússia ainda nos leva a acreditar que a renovação está aquém do que se espera. 
Basta analisar a Seleção que representou o país na competição - o grande nome ao meu ver foi o do lateral Daniel Alves. Esse honrou e mostrou porque apesar da idade, ainda é o que temos de melhor na posição. Fora que é um vencedor nato, afinal não é qualquer um que conquistou 40 títulos na carreira. Apesar de se cuidar eu não vejo ele disputar mais uma Copa do Mundo, logo fica a dúvida - Fágner é mesmo o melhor nome para assumir a posição? E a convocação de Willian no lugar do nosso então camisa 10? Por que essa implicância em não levar jogadores que atuam no país como por exemplo, Dudu que está bem no Palmeiras?
Isso pode ser a grande diferença, veja por exemplo o que Everton "Cebolinha" fez na competição. E ao lado do goleiro e lateral do Corinthians foram os únicos atuantes por aqui. É de se preocupar.
E é bom que se diga também que os números devem ser respeitados - Os fatos não negam que até aqui a passagem de Tite é de se valorizar - Desde de que assumiu o comando em 2016 foram 42 partidas com 33 vitórias, 7 empates e apenas duas derrotas (semifinal da copa de 2018 contra a Bélgica e amistoso em 2017 contra a Argentina).
então o que falta para ser uma unanimidade? Deixar de fazer na seleção o que se via no Corinthians e incomoda a maioria é um caminho. Valorizar A ou B independente de clube é outro. Fazer o time jogar o "fino da bola", correr riscos encantando também é bem-vindo.  
Apesar da conquista vale a preocupação com a renovação para a próxima Copa. Ficou clara a necessidade do título para o trabalho fluir melhor, mesmo que na teoria. A comissão técnica já se desmantelou. O braço direito de Tite, Edu Gaspar vai para um grande desafio no Arsenal. Outro que saí é o analista de desempenho, Fernando Lázaro, que ao lado de Sylvinho terá a missão de fazer o Lyon voltar a ser grande na França.
Nomes como o de Juninho Paulista para coordenador ganhou força e pode concretizar em breve.
E o treinador? Realmente será o Tite? Ele fica mesmo até o fim de seu mandato que é após a Copa de 2022? Quem deveria mudar é a CBF, a pior confederação que existe. Seus amadores só envergonham o país. Está na hora de parar de brincar de fazer futebol, concorda? Já até ouvi de bastidores que Mano Menezes por reaparecer. Tem coerência?
E os campeões? Quem será que permanece? Creio que com exceção dos goleiros, teremos surpresas em todas as posições. Dani Alves, Miranda, Éder Militão, Filipe Luís, Paquetá, David Neres, Willian e Richarlison devem se alternar com outros nomes daqui para frente, é apenas uma opinião.
E Neymar? Está cada vez mais claro que a dependência pelo 10 não existe mais. E isso é ótimo. Fará com o que o jogador se motive e mostre mais serviço quando for chamado. Quem sabe finalmente não brilhe o esperado? É aguardar para ver.
Por enquanto é voltar as atenções ao Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, porque aqui tem muita gente boa para ser valorizada.
Até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário