segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O QUE ESPERAR DO RETURNO DO BRASILEIRÃO - Por Rodrigo Curty


E lá se foi o primeiro turno do Brasileirão 2019. O líder até aqui é o Flamengo, só que vale lembrar e analisar o que rolou nesses primeiros 19 confrontos.
Quem aí não se lembra do início avassalador do Palmeiras? O atual campeão brasileiro nas primeiras 10 rodadas alcançou nove vitórias e um empate. O rubro-negro, por sua vez nas 10 primeiras teve 6V, 2D e 2E. Já o Santos, hoje o terceiro colocado teve 7V, 1D e 1E.
Desta maneira os "maravilhosos" analistas e comentaristas já cravaram que o Palmeiras nadaria de braçadas, uma vez que os outros dariam atenção à Libertadores, Copa Sul-americana e Copa do Brasil. 
Pois bem, as nove partidas restantes para o término do 1º turno o que vimos foi um Santos eliminado na primeira fase da Sula e nas oitavas da Copa do Brasil, o Flamengo, assim como o Palmeiras caindo nas quartas da Copa do Brasil e apenas o time carioca avançando na Libertadores.
Fora isso, a chegada de Jorge Jesus ao Flamengo deu um efeito positivo até aqui. A equipe é sem dúvida a quem mais encanta na competição. Variações táticas, elenco bem utilizado e uma harmonia com a torcida que não se via há tempos. Será que o time finalmente amadureceu para chegar ao tão cobiçado título nacional e por que não o da América? Só o tempo irá dizer.
O certo é que a parada para à Copa América atrapalhou os planos e a caminhada de quem estava bem e ajudou quem precisava de tempo para melhorar ainda mais. Casos assim foi o do São Paulo, que apesar da recuperação caiu bastante nessa parte final do turno, chegando a quatro partidas sem triunfar. 
Já o Flamengo se aproveitou bem. Se analisarmos novamente o trio que segue à frente do certame, o então cobiçado Verdão com Felipão caiu de produção e mesmo com a chegada de Mano Menezes conseguiu apenas três vitórias, justamente com o novo treinador e teve quatro empates e duas derrotas. O time da Vila Belmiro que seguiu algumas rodadas na liderança teve quatro vitórias, três derrotas e dois empates. Jorge Sampaoli faz um belo trabalho com o material que tem em mãos.
O Flamengo além de ter vencido os confrontos com os dois acima, ainda teve mais cinco vitórias, um empate e sofreu apenas uma derrota. É o time com o ataque mais positivo (42 gols contra 30 da dupla paulista). Jorge Jesus mudou e muito o Flamengo de Abel Braga.
Então, o que se esperar no returno? Seria um equívoco da minha parte cometer o mesmo erro dos meus colegas de profissão se cravasse que o Mengão nadará de braçadas. Ainda temos muita coisa pela frente. Serão 57 pontos em disputas e semanas exaustivas, semifinal de libertadores no meio e uma necessidade vital do elenco saber trabalhar o emocional da política dos pés no chão. 
Vejo dois fatores importantes para o returno:
- Perder pontos para os considerados times pequenos será inadmissível. Palmeiras e Santos tropeçaram contra o CSA, por exemplo. 
- vencer jogos grandes, sobretudo os clássicos também será primordial para a arrancada. Nesse quesito hoje vejo o Flamengo superior aos seus rivais cariocas e os paulistas com equilíbrio. desta maneira, teoricamente o atual líder deve somar 9 pontos, enquanto seus adversários diretos conquistem no máximo 6. É aguardar para ver. 
Na parte da degola, o suspense se nesse ano um 'gigante" cairá, sinceramente, eu acredito que saberemos com mais certeza quando estiver faltando 4 rodadas, e podem me cobrar. 
Sim, imagino que Cruzeiro, Fluminense e Vasco sobreviverão perante Ceará, Fortaleza e Goiás. Já a Chapecoense, o Avaí e o CSA, dificilmente conseguirão uma sequência de vitórias. 
E é bom que se diga que tudo pode acontecer no futebol e se esses hoje decretados rebaixados, se fizerem a lição de casa, aí sim podem surpreender a mim e a tantos outros que insistem em arriscar os palpites.
Faça a sua análise e até a próxima!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário