quarta-feira, 15 de julho de 2020

A OBRIGAÇÃO DO TÍTULO CARIOCA - Por Rodrigo Curty

(Foto: Flamengo/Twitter)
E deu a lógica! O Flamengo, mesmo sem ser o Flamengo que encantou os amantes do futebol no ano passado e antes da pandemia fez valer a sua superioridade sobre o Fluminense.

Thiago Ribeiro / AGIF
E o 36º título do Carioca veio com uma vitória de 1x0, gol de Vitinho, o mesmo, que no ano passado marcou o gol do título contra o Vasco na final. É no mínimo um iluminado em finais. 
O tricolor fez o que pode, mesmo tendo um adversário aquém de sua inspiração e potencial. Pelo fato de ser um rival histórico e que lutou reconhecendo as suas limitações, valorizou ainda mais a conquista. É bem verdade que o Flamengo, ainda mais nessa segunda partida, jogou com inteligência e para o gasto.


É claro que o título estadual era uma obrigação para esse time milionário. Para esse time que passou a impressão de arrogância por querer e por voltar mais cedo aos treinos. Arrisco dizer que era o Brasil inteiro contra os mais de 42 milhões de flamenguistas. O Mais-Querido do Brasil já se acostumou a jogar contra tudo e contra todos.
Ora, é sabido que sempre tem o "time da vez", então, por que achar que com o rubro-negro seria diferente? Contra os fatos não há argumentos. Erros e acertos fazem parte do dia a dia de qualquer clube. As escolhas devem ser respeitadas, afinal, não existe certo ou errado e sim resultados. E os do Flamengo beiram a perfeição.
O Flamengo é ao meu ver, um time que deve ser copiado, que deve ser estudado e prestigiado por quem espera um futebol mais moderno e de resultados. E sim, pode ser criticado, invejado, amado ou odiado, desde que te faça feliz.
O importante é cada um ter a sua opinião. E que fique claro, se nem Jesus agradou a todos, por que eu ou o clube deveria se preocupar com isso?
O fato é que no Rio de Janeiro, o Flamengo reina. Agora são 36 títulos contra 31 do Fluminense, 24 do Vasco e 21 do Botafogo. 

E voltando ao assunto de agradar, Jesus, o do rubro-negro agradou e agrada muito. Mesmo há algum tempo sem ser aquele treinador falante, aguerrido na sua área técnica, tem o respeito e carinho do torcedor ou da maioria. O homem já faz história. Primeiro quebrou o jejum de um treinador estrangeiro voltar a levantar a taça na Gávea, o último foi o argentino Armando Renganeschi em 1965. Jesus chegou a sua quinta conquista(sem contar a Taça Guanabara) e está a um título oficial de igualar o maior treinador vencedor do clube, o saudoso, o eterno violino e inesquecível Carlinhos.
A frente do clube foram até aqui 56 jogos com 43 vitórias, 9 empates e apenas 4 derrotas.
Bem, isso pode não ocorrer, pelo menos agora, uma vez que o português deve realmente estar de saída. As manchetes nos mostram apenas especulações, armações, faltas de respeito e desejos para o bem ou para o mal. Seja lá o que for, cabe apenas ao senhor Jorge resolver e decidir o que acredita ser o melhor para ele e para o clube. A vida é dele.
Penso que não cabe a mim, a você e muito menos a grande parte da imprensa julgar e dizer o que acha ou deixa de achar. Se ele é ou não ingrato. Se o Flamengo, em caso de saída do treinador será ou não sacaneado. Menos, menos, por favor. O certo é que a vida sempre seguirá e para o bem de todos que tenhamos logo essa definição.
E se a mesma for pela despedida, a nação rubro-negra sem Jesus ficará sentida, triste e preocupada. Preocupada em aguardar pelo novo comandante que terá a missão de manter a hegemonia no futebol brasileiro e principalmente manter a fórmula desenvolvida com profissionalismo e resultados positivos.
O Brasileirão, a Libertadores e a Copa do Brasil é logo ali e tem que ter planejamento para serem conquistadas. O plantel do Flamengo é enorme e seu time considerado C, poderia ser o número 1 de muitos clubes. Assim, a obrigação de título no ano vai além do carioca.
A ordem na equipe é manter os pés no chão. A tropa de JJ provavelmente terá um novo comandante. E se esse for no mínimo inteligente, terá nas mãos a chance de fazer uma linda e histórica passagem como a do portuga gente boa! Faça a sua aposta e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário