sexta-feira, 3 de março de 2023

O eterno Rei rubro-negro faz 70- Por Rodrigo Curty

E hoje é um dia muito especial para a Nação Rubro-Negra, aliás, arrisco dizer que para os rivais também, afinal é desafiador encontrar alguém que não seja fã de Arthur Antunes Coimbra. 

O Arthurzico, como sempre foi chamado por Dona Matilde e Seu Antunes, o Galinho de Quintino para a maioria ou simplesmente Galo, Zico, Arthur, não importa, pois o fato é que o lendário camisa 10 da Gávea é um cara espetacular.

O tempo passa, mas a alegria, agradecimento, legado e exemplos diários do eterno Rei rubro-negro, que completa hoje 70 anos seguem à toda e que assim seja por muitos e muitos anos.

Zico é uma pessoa ímpar, humilde desde os tempos de atleta. Um conhecedor como poucos do esporte Bretão. 

E parafraseando o grandíssimo Jorge Ben Jor, como faz falta um cara com a dinâmica, física, rica e rítmica e com reflexos lúcidos para resolver os jogos do Mais Querido. Que saudades de seus dribles desconcertantes, chutes eletrizantes e o barulho da rede estufando com os gols de placa.

É óbvio que não existe perfeição, só que Zico sobrava em inspiração, mesmo quando não estava bem, o que era raríssimo. Jogador clássico, de visão absurda das jogadas, de toques refinados, explosão, gols espetaculares, de faltas cobradas com a "mão", meu Deus, quanta saudade. E sim, é maravilhoso viver esse saudosismo.

Meu desejo é para que Zico tenha cada vez mais saúde, alegrias e siga ensinando, contando as suas histórias aos mais novos e aos atletas que por muito pouco se julgam craques e ídolos. Que siga sendo exemplo de inspiração, comportamento e pés no chão.

Escrever, falar de Zico é sempre maravilhoso. Falar de seu início, do convívio em família e amigos em Quintino, do primeiro jogo, os gols espetaculares, os momentos de dificuldades, vitórias na vida e na carreira, entre tantas outras coisas é sempre bom, mas isso já foi e sempre será contado por mim e outros, sempre será lembrado, e convenhamos, para falar do Galinho, haja páginas e arquivos.

E mesmo sabedor que ele merece o máximo de homenagens, eu encurto para não perdermos tempo com o que nos dá saudade, os lances, gols e alegria de uma tarde de domingo no Maracanã, pelo país, mundo inteiro, seja vestindo rubro-negro ou de amarelinha. Seja pela Udinese ou Kashima 

Então, eu deixo aqui para o deleite da Nação, alguns desses momentos do cara de marcas impressionantes*. O do homem que fez em 23 anos de carreira, 804 gols oficiais, sendo 509 gols com a camisa do Mengão, o que te coloca como o maior artilheiro do clube. Destes, 334 gols foram no Maracanã, o que o coloca como o maior artilheiro do estádio. Zico também é o maior artilheiro do clássico Fla-Flu com 19 gols, dono de duas bolas de ouro, cinco de prata e alguns troféus de artilheiro das competições. 

TÍTULOS DE ZICO NA CARREIRA (1971-1994)

Flamengo:

Carioca - 1972, 1974, 1978, 1979, 1979 (especial), 1981 e 1986
Brasileirão - 1980, 1982, 1983 e 1987
Copa Intercontinental (Mundial) - 1981
Copa Libertadores - 1981

Seleção Brasileira:

Copa Roca - 1976. Títulos em amistosos: 
Taça do Atlântico (1976), Copa Rio Branco (1976), Taça Oswaldo Cruz (1976), Torneio Bicentenário dos Estados Unidos (1976) e Taça Brasil-Inglaterra (1981)

Kashima Antlers:

Copa Suntory Series - 1993

Saúde Arthur Antunes Coimbra. Felicidades e obrigado por tudo que fez e faz pelo nosso futebol, pelo Flamengo e sim, Vida longa ao Rei! SRN galera e até a próxima! 

*Gols retirados do canal Futebol Nacional e Fla Jornal


Nenhum comentário:

Postar um comentário